Amostras de concreto - ASTM C31 - vídeo



Este resumo só cobre os procedimentos para a tomada de cura e cilindros de teste de concreto compactado e também contêm misturas de agregados grossos com 2 "tamanho máximo. A norma ASTM C31 também inclui os procedimentos para obtenção de amostras de "beam-like", que é compactado por vibração e também para amostragem de agregados de concreto preparadas com diâmetros superiores a 2 "(confira ASTM C172).

Equipamento necessário:

Moldes: deve ser de aço, ferro forjado, PVC ou outro material absorvente que não reaja com o cimento. Antes de usar os moldes devem ser cobertos com um pouco de óleo mineral ou de cofragem nonreactive agente de liberação.

Pieces: ferro deve ser suave diâmetro 5/8 ", 60 cm de comprimento e com uma de suas extremidades brilhou.

Mazo: deve usar um martelo de borracha pesando entre 0,60 e 0,80 kg de equipamentos adicionais: espátula, placa de metal que contém o depósito de mistura a ser colocada na amostra (um garfo de trabalho corresponde a esta exigência). 


Amostragem:

1. As amostras devem ser esvaziados e cilindros de concreto erguidas, de altura igual a duas vezes o diâmetro, a amostra padrão de 6 × 12 centímetros, ou 4 × 8 polegadas de tamanho máximo de agregar não superior a 2 " . 

2. As amostras devem ser colhidas ao acaso, através de um método apropriado e independentemente da qualidade aparente do concreto. Devem obter uma amostra para cada 120 m3 de betão produzidos ou área cheia de 500 m2 e em qualquer caso não menos que diariamente. Isso já é uma questão sujeita a critério do engenheiro residente ou o supervisor do trabalho, como a importância de determinado elemento estrutural pode justificar a tomada de um maior número de amostras de controle. 

3. Coloque o molde sobre uma superfície rígida, horizontal, plana e sem vibrações. 

4. Ponto de betão no molde, depositando-a cuidadosamente em torno da borda para garantir a distribuição adequada de segregação de betão e mínimo. 

5. Encher o molde em três camadas de igual volume. Na última camada de adicionar a quantidade suficiente de betão para o molde total restante após a compactação. Ajuste o excesso de concreto ou faltando uma parte da mistura e fazer o número de acessos em falta. Cada uma das camadas deve ser compactado com penetrações da haste 25, distribuindo uniformemente em espiral e que encerra no centro. A camada inferior é compactada em toda a sua espessura, a segunda e terceira camada compactada penetrando não mais do que 1 "da camada anterior. Após a compactação de cada camada para acertar os lados do molde levemente 10 a 15 vezes com o martelo de borracha para libertar quaisquer bolhas de ar que possam ter ficado presas (que é habitual para bater com barra de ferro, no caso de não ter o martelo de borracha). 

6. Certifique-se o excesso de concreto com calcamento vara e completar com uma espátula de aço para melhorar o acabamento superior. Deve ser o menor número de passos para obter um acabamento de superfície liso. 

7. Identificar as amostras com as informações corretas sobre a data, o tipo de mistura e colocação site.Devem ser adequadamente protegidos contra os moldes face aberta com pano umedecido ou filme plástico para evitar a perda de água por evaporação. 

8. Após as amostras elaboradas ser transportado para local de armazenamento deve permanecer intacta durante o período de cura inicial. Se a parte superior da amostra é danificado em trânsito devem ser devolvidas ao acabamento. Durante as primeiras 24 horas, os moldes devem ser as seguintes temperaturas: para f'c> 422 kg/cm2: entre 20 e 26 ° C e f'c <422 data-blogger-escaped-div="" data-blogger-escaped-nbsp="">

DIVISÃO: 

1. Os espécimes foram removidos dos moldes, entre 18 e 24 horas após moldadas. Feito isso serão marcados na face circular dos registros de espécimes do cartão do molde de identificação. Após esta cura devem passar.


Cura: 

1. Após a desmoldagem os espécimes e, o mais tardar 30 minutos após a remoção dos moldes, as amostras armazenadas em condições de umidade, sempre coberto com água a uma temperatura de entre 23 e 25 ° C. As amostras devem ser mantidos nas mesmas condições de estrutura de origem (protecção, umidade, temperatura, etc.) 

2. O laboratório, além de certificar a resistência deve registar o peso e as dimensões das amostras, a data e hora do teste.


AVALIAÇÃO E ACEITAÇÃO DE CONCRETO 

Frequência de teste

amostras para testes de resistência à compressão de cada classe de concreto colocados a cada dia devem ser tomadas:

● Não menos do que uma amostra por dia.

● Pelo menos um exemplar de teste por 50 m3 betão colocada.

● Não menos do que uma amostra de ensaio por cada 300 m2 de área de superfície para lajes ou caminhos.

Se o volume total de concreto de uma determinada classe sejam tais que a quantidade de testes de resistência à compressão deve ser inferior a cinco testes ordenou Supervisor pelo menos cinco sets tirados ao acaso de cada lote, ou se tiver tido menos de cinco anos.

Sobre itens não resistir às forças do terremoto, se o volume total de concreto de uma determinada classe é inferior a 40 m3, a Autoridade pode ordenar a remoção dos testes de resistência à compressão, se, na sua opinião, é garantida a qualidade do concreto.preparar as amostras amostras de concreto a ser utilizado na preparação de corpos de prova cilíndricos para ser usado no testes de resistência à compressão devem ser tomadas de acordo com o procedimento padrão ITINTEC 339 036. 

Os corpos de prova são moldados de acordo com o padrão ITINTEC 339 033. cilindros teste curados no laboratório seguirá as recomendações da ASTM C 192 e testados de acordo com a EN 339 034 ITINTEC. Ser considerados os resultados de resistência à compressão de teste satisfatórios com 28 dias de uma determinada classe, se cumprirem as seguintes condições: 
● A média de todos os conjuntos de três testes consecutivos é igual ou maior do que a resistência de design. ● No teste de força individual está abaixo da resistência de projeto em 350 kg/cm2. Deixar de cumprir os requisitos do número anterior, a Autoridade determinará as medidas que aumentem a média dos seguintes resultados: As amostras de ensaio curada a trabalhar

O supervisor pode solicitar os resultados dos testes de resistência à compressão de amostras curadas sob condições de trabalho, a fim de verificar a qualidade dos processos de cura e da proteção do concreto. cura das amostras em condições de trabalho deve ser realizado em condições semelhantes às do elemento estrutural a que eles representam. as amostras que têm de ser curados sob condições de trabalho devem ser moldados ao mesmo tempo e na mesma amostra de betão com a qual as amostras são preparadas para ser curada em laboratório. não devem ser autorizados a trabalhar com a relação água / cimento maior que o indicado. 

Morador no início da obra, fazer projetos de misturas apropriadas, que devem ser endossadas por um laboratório competente especializada na história de todas as ensaios, realizada para o projeto ótimo. Estes ensaios despesas a cargo do residente, o projeto de mistura proposta pelo residente devem ser aprovados previamente pelo Supervisor Engenheiro. Supervisor Engenheiro disposições capazes acrescentou controle no chão e de controlo de doseamento. Deve manter a uniformidade na quantidade de material para cada lote, que vai assegurar a homogeneidade ao longo do processo, e, posteriormente, sobre as resistências.

0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010