Cimento portland – Determinação do tempo de pega - NBR NM 65 (2002)




DEFINIÇÕES
Tempo de início de pega
É o intervalo de tempo transcorrido desde a adição de água ao cimento até o momento em que a agulha de Vicat penetra na pasta até uma distância do fundo entre 3 e 5 mm.
Tempo de fim de pega
É o intervalo de tempo transcorrido desde a adição de água ao cimento até o momento em que a agulha de Vicat penetra somente 0,5 mm na pasta.

APARELHAGEM
- Misturador;
- Balança;
- Aparelho de Vicat;
- Cronômetro;
- Sala climatizada com temperatura entre 18 e 22 oC.
- Câmara úmida com temperatura entre 18 e 22 oC e umidade do ar não menor que 90 %.

PROCEDIMENTO
- Passar uma fina camada de óleo sobre a base da placa e superfície do molde para facilitar a operação de desmoldagem
- Preparar uma pasta de consistência normal conforme a NBR NM 43.
- Encher o molde e colocar em câmara úmida.

a) Medida do tempo de início de pega
- Após tempo de pelo menos 30 minutos colocar a base no aparelho de Vicat, descer a agulha para medida do tempo de início de pega (θ=1,13 mm e L=50mm) até a superfície da pasta. Aguardar de 1 a 2 s e deixar descer a agulha soltando rapidamente a haste. Ler a indicação na escala após 30 s.
- Repetir a operação a cada 10 minutos, em pontos diferentes, distantes no mínimo 10 mm da borda, até obter a distância de 3 a 5 mm do fundo da base.
- Recomenda-se diminuir o intervalo de tempo entre as medições para 5 minutos quando verifica-se que o tempo de início de pega está próximo.
- Anotar o tempo de início de pega.

b) Medida do tempo de fim de pega
- Substituir a agulha pela apropriada à medida do fim de pega (θ=1,13 mm e L=30mm), cujo acessório anular facilita a observação exata de penetrações pequenas.
- Inverter a posição do molde cheio sobre sua placa base.
- Realizar medidas a cada 30 minutos até que a penetração seja de 0,5 mm apenas, quando o acessório anular não deixa mais nenhuma marca em torno do furo feito pela agulha.
- Recomenda-se diminuir o intervalo de tempo entre as medições para 15 minutos quando verifica-se que o tempo de fim de pega está próximo.
- Anotar o tempo de fim de pega com precisão de 15 minutos a partir do momento em que o cimento entra em contato com a água.

RESULTADOS
Os valores de início e fim de pega são expressos em horas e minutos, com precisão de 5 minutos para o início de pega e de 15 minutos para fim de pega. Os resultados são os valores obtidos de uma única determinação.

0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010