Concepção estrutural de lajes nervuradas

1 de outubro de 2013



Iluminados laje
No dia-a-dia nos deparamos com sistemas ou tecnologias diferentes iluminada lajes, hoje muito comum. No entanto, quando falamos com engenheiros civis e até mesmo estruturalistas notado que há uma má conceituação sobre estas placas, mesmo no material colocado como enchimento ou molde entre as nervuras.
Uma laje, tal como uma viga em corte transversal, tem uma linha neutra (LN), que é uma linha imaginária que divide a secção para uma parte onde existe apenas à tração e uma outra parte, onde existem só tensão de compressão. Enquanto a laje estiver sujeita a cargas de compressão são valores crescentes e chega-se a um limite. Isso significa que o braço de alavanca obriga jd entre C e T irá aumentar com o aumento do momento de flexão para um limite.

Visão tridimensional de compressão e tração blocos

Na seção transversal imaginária

Simplesmente apoiada viga carregada

Se tivermos um feixe simplesmente apoiado com carga vertical com a carga aumenta a viga abaixo do flexo trair suas fibras inferiores. À medida que a carga continua a aumentar, a curvatura aumenta e aumenta a tracção nas fibras inferiores. Isto implica que o bloco se compressão, que começou de forma triangular, ele vai se transformar em um trapézio ou uma parábola para simplificar retângulo equivalente. O oposto acontece mais acima ou fibras. Isso é comprimida enquanto que o fundo é puxado.

Aço na área da roda ou da área fissurada
Se esse mesmo raio em vez de simplesmente apoiada for em balanço para fora, ocorre o oposto: A parte superior é baixo tração é de compressão. 

Top de aço (no lugar da roda)

A implicação do acima é o seguinte: concreto armado é um material composto, o que você faz é colocar o aço onde as trações são geradas e onde ela gera a compressão, não está ocorrendo.
No caso da viga simplesmente apoiada abaixo das trações que originou e o vôo é para cima. Assim, o aço é abaixo do primeiro e acima do segundo.
À medida que as tensões de tração só será apoiada por aço, nós podemos remover o concreto nessa área e deixar alguns de concreto para dar o revestimento de aço, o que exige a adesão a trabalhar para que o concreto para transmitir a aderência de tração. Estes nervuras pode colocar um espaçamento de 0,40, 0,50, 0,60, 1,00 m, não importa.

Seção macizada
Nos voos que regem o mesmo, mas em sentido inverso, como dissemos anteriormente.
Agora, como decidir se deve ou quando usamos uma laje plana ou aliviado?.Normalmente usamos lajes planas de até 16 centímetros, porque seu peso é grande, mas nada nos impede de ter uma laje, P. Ex De 14 cm de canelado. O que importa é que existe uma pequena placa acima de 4 a 5 cm, que é o de receber o chão.
Outro fator importante é o corte ou perfuração a ser apresentado com maior intensidade perto de paredes ou vigas e se pode tomar dois caminhos:
1.-Nós absorvemos o cisalhamento com estribos nos nervos perto os suportes (paredes ou vigas).
2.-Nós eliminar as lacunas nos locais próximos aos apoios e fazer laje plana ou sólida.
A magnitude de cisalhamento depende do tamanho da placa e as cargas necessárias para ser mais espessa.
Se tomarmos uma laje de 14 cm que a laje plana pode ser facilmente utilizado para encher os espaços com cargas médias (até 1 TON/M2) até 6,00 mx 6,00 m.
Se foram iluminados laje para encher o mesmo espaço de ter a mesma espessura deixando digamos, 5 cm acima, de modo que as nervuras vai 14-5 = 9 cm abaixo da costela. Ou podemos escolher um nervo e nervo quatro centímetros 10 centímetros abaixo da laje.
A largura da nervura de escolher entre 10 e 15 cm e a largura entre os nervos conveniência.
O espaço entre os nervos podem ser ocos, mas a dificuldade é deixado de fora de poliestireno, caixas de madeira, blocos, etc.
O que deve ficar claro é que este espaço não é estrutural.
Sempre que a área acima e abaixo da EM estará em equilíbrio, de modo que:
Compression = Traction
C = T
0.85.f 'c.ab = As.fs
À medida que a profundidade do bloco de compressão e esta profundidade depende da distância até ao final da EM fibra em compressão, c, a = 0.85.c como distância c de PT alterações de acordo com as alterações de compressão do bloco.
Como um equilíbrio deve ser mantido, como se verá a mudar c, e mudar à medida que altera a alteração na tensão de aço de fs-se para f (fs é o valor de 0 a f, que é a zona elástica).
Exposto, pode executar em um reverso vôo. O que se passa por baixo (de aço) na viga simplesmente apoiada subir no vôo e vice-versa. Agora que já expliquei. 

Esperamos que estes conceitos se esclarecem, porque em nosso país, vemos que os voos fazem com nervuras de quantidades baixas de aço.

 
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