Retrabalho


Se há algo que tira qualquer um do sério é a sensação de estar fazendo retrabalho. Ou pior, esforçando-se para algo que não terá utilidade nenhuma.
Quantas vezes não perdemos um tempo enorme gerando um relatório para descobrir que não era essa informação que o gerente precisava, e sim aquela outra. Quantas vezes não percebemos que nenhuma ação será tomada?
Talvez esse seja um dos principais motivos para a geração Y ter tamanha aversão a atividades operacionais. Em muitos dos casos, nós sabemos que toda aquela energia dispendida não agregará nenhum valor ao escopo de nosso trabalho.
É por isso que é tão importante rever processos e investir em uma melhor comunicação nas empresas. É preciso que o colaborador entenda o motivo pelo qual está executando determinada tarefa e, principalmente, como ela irá contribuir para os resultados da organização.
Enquanto isso não acontece, há 2 atitudes que, se você adotar, terão grande impacto na sua produtividade:
  • Otimize procedimentos: não importa o quão simples seja o que você tem para fazer, há sempre uma forma de melhorar e tornar mais eficiente.
  •  Alinhe expectativas: nunca comece a fazer algo até que o seu objetivo tenha ficado claro




Significados de Retrabalho :

1. Retrabalho

1. significado de "trabalhar novamente" ou "refazer o trabalho".

2. Re-

Elemento designativo de repetição, ação retroativa, reciprocidade


Evitando o Retrabalho
Ao fazer um trabalho apressadamente você poderá gastar o dobro do tempo refazendo, assim antes de começar planeje as suas ações, concentre-se em fazer cada etapa bem feita, entregando na primeira vez sem erros. Procure certificar-se que recebeu as instruções corretamente, tenha certeza de que comunicou-se claramente com seus subordinados ou mesmo que entendeu claramente as ordens de seus superiores, anote se for necessário, previna os erros antes de ocorrerem, revise seu próprio trabalho, faça uma pausa periódica, depois de algum tempo seu nível de concentração diminui consideravelmente e finalmente faça um registro dos problemas recorrentes e procure as causas para depois tentar eliminá-las.

O retrabalho e contraproducente e pode acontecer em todos os segmentos, em alguns tem um significado e um custo muito maior que em outros, no entanto, independente de qual o seu trabalho, faça sempre o seu melhor, evitando fazer duas vezes.



0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010