Passo a passo Radier , Sapata Corrida e Embasamento

24 de novembro de 2013

Reportagem: Simone Sayegh

As casas de steel frame (pronuncia- se "estil freime") são aquelas construídas com perfis de aço zincado, que substituem a estrutura de concreto. Depois de pronta a fundação, colocam-se os perfis até se formar algo parecido com uma gaiola de passarinhos. Aí então fecham-se todas as laterais da casa com placas prontas à base de cimento, em vez de se usar blocos. A gente chama esse tipo de casa de "casa rápida". Além de casas é possível fazer também sobrados e prédios de até cinco andares.
Em comparação com fundações de prédios e casas convencionais de concreto, a fundação para casa de perfis leves de aço não precisa suportar uma grande carga, por isso é bem simples.
Existem vários sistemas de fundação que podem ser usados para suportar a casa construída com "steel frame".Vamos descrever três tipos principais: radier, embasamento e sapata corrida.
O sistema escolhido pelo projetista leva em conta o peso da estrutura e as condições do terreno e do solo de suportar a construção. Em alguns casos, o projetista pode também escolher sapatas isoladas ou estacas, para suportar cargas bem concentradas.
CONHEÇA OS TRÊS PRINCIPAIS TIPOS DE FUNDAÇÕES
Radier
O radier é um tipo de fundação rasa que funciona como uma laje de concreto armado. Neste tipo de fundação o piso térreo fica diretamente apoiado sobre o solo. É necessário fazer reforços nas laterais do radier, onde ficarão as paredes estruturais. É o sistema mais econômico e rápido, mas não dá para ser feito em qualquer terreno.
Passo 1
Depois de acertar e nivelar o terreno, cavam-se as vigas baldrame onde desembocam as paredes estruturais, para servir também de gabarito.

Passo 2
É hora de colocar as tubulações de água, esgoto, fios de energia e as fôrmas das bordas niveladas na cota final. Joga-se uma camada de brita graduada e depois compacta-se. Em seguida coloca-se uma lona plástica para servir de impermeabilização. Sobre a lona, colocam-se as armaduras do vigamento em sentido horizontal e vertical do corpo do radier.

Passo 3
Agora já podem ser feitos a concretagem, o desempenamento e o alisamento com polidora de piso. As fôrmas são retiradas depois de três dias.
Sapata corrida
Passo 1
Com o terreno nivelado e limpo, pode-se montar as fôrmas no gabarito das paredes. Instalam-se as ferragens e inicia-se a concretagem.As barras que se projetam para fora do concreto, no sentido vertical, podem ser usadas para ancorar os painéis da laje.
Mas isso pode atrapalhar um pouco as etapas seguintes. No lugar das barras o engenheiro pode usar chumbadores mecânicos ou químicos.

Passo 2
Depois que o concreto curar, pode desenformar a sapata e começar a montar a laje.
Embasamento
Esta fundação é mais usada em lugares frios. As paredes podem ser feitas de concreto ou de blocos de concreto.Você pode colocar máquinas e equipamentos no espaço entre o solo e a laje, pois assim fica mais fácil fazer a manutenção.


Passo 1
Toda a área onde fica a construção tem que ser escavada. Depois de fazer a sapata corrida (conforme descrito acima) assentam-se os blocos de concreto no mesmo sistema usado para fazer paredes estruturais.

Passo 2
Quando o embasamento está erguido, a área é reaterrada e precisa receber impermeabilização. O piso interno poderá ser feito depois, quando a construção já estiver coberta.

8 comentários:

Weslley Mano disse...

Muito bom, rápido, direto e sem enrolação; ótimas imagens!
Me ajudaram muito.
Obrigado,
Weslley Pires.

nathann disse...

Boa matéria, informações especificas também seria interessante como, quando é viável ou não o uso de Radier, e dimensionamento

Santos - MG Técnico em edificações.

ruy guerra disse...

Boa tarde Nathann

Veja a publicação abaixo que é bem esclarecedora quanto as suas perguntas,

http://www.clubedoconcreto.com.br/2014/08/como-construir-um-radier.html

Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra

jairo martiniano disse...

muito bom o site

Unknown disse...

Não deve ser pronunciado "estil" mas sim "setil".

vicente coppolla disse...

Muito boa essa matéria

vicente coppolla disse...

Muito boa essa matéria

dinis disse...

gostei me ajudou muito...posso usar em um porão que eu quero fazer?

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome/URL, onde trabalha e de qual estado/cidade você é.

 
Clube do Concreto | by TNB ©2010