Pavimentos a Juntas Fria (2)

Respondendo a consulta de  Leandro Vieira De Souza



Quando há necessidade de interromper o lançamento do concreto, escolher antecipadamente o lugar das juntas de concretagem. Os melhores locais para estas juntas são aqueles de menores esforços na estrutura, que são, nas vigas e nas lajes, os locais com armadura inclinada; se não houver armadura inclinada, aproximadamente a 1/5 do vão a partir dos apoios. Nesse locais os esfarelas de tração e compressão são quase nulos e os esfarelas de cisalhamento são absorvi-dos pelas barras inclinadas e pelos estribos (nesta região mais próximos entre si). Além disso, sendo dupla, a armadura horizontal (armadura negativa), juntamente com as eventuais barras inclinadas, ajudam a ligação entre o concreto endurecido e o novo. A junta deve ser quase vertical, formada por uma tábua. Juntas muito inclinadas podem provocar desagregação do concreto, rolando as pedras mais pesadas até o pé da junta. 

Antes de reiniciar o lançamento, a nata de cimento e fragmentos soltos precisam ser removidos da superfície do concreto endurecido. Não pintar a área de contato com nata de cimento, um costume errado e prejudicial para uma boa ligação das duas partes, porque forma uma película alisante e isolante. Quando a interrupção entre as duas concretagens é bastante prolongada, recomenda-se aplicar uma fina camada de argamassa de cimento-areia 1:1, imediatamente antes da retomada da concretagem. 

No caso de pegas grandes ou essenciais numa estrutura, ou de uma ligação entre concreto existente de uma construção velha e concreto novo, a junta deve ser tratada com um adesivo especifico à base de epóxi, observando-se com maior rigor as prescrições do fabricante, principalmente no que se refere ao tempo em que se pode aplicar o adesivo ou iniciar o lançamento do concreto. Por este motivo, dispor dessas instruções no canteiro da obra. 

Na programação de uma concretagem de grande volume ou de concreto aparente, para evitar locações erradas das juntas de concretagem ou de mau aspecto, deve-se estabelecer uma programação de lançamentos parciais de concreto, antes de iniciar a concretagem de uma área determinada da estrutura. Esta programação deve determinar exatamente a locação das juntas. Em casos de concreto aparente, as juntas, sendo bem visíveis. 

Veja também: Pavimentos a Junta Fria


0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010