Aumentar a densidade do concreto ganha resistência?

Com o estudo feito em http://www.clubedoconcreto.com.br/2014/03/como-aumentar-densidade-do-concreto.html estudemos este caso de como aumentar a resisência com o mesmo "m".

Faremos dois exemplos em que sempre utilizaremos o mesmo "m":
1-Concreto semi-seco com o estudo de Pavers 35+1.65*4=42Mpa
2-Concreto plástico com estudo de 30Mpa+4*1.65=36.60Mpa

Vejamos o primeiro caso de concreto para paver.

Nos quadros de 1 para 2 temos que para um aumento na densidade do concreto em 40Kg/m3 gerou um ganho de resistência de 9.45Mpa ou seja um ganho de aproximadamente 22 %. E veja que foi mantido o mesmo "m".

Bastante substancial este aumento. Mas como é feito isto na prática? vejamos nos quadros o que houve:

O que chama atenção é que houve um decréscimo do fator água cimento que ocasiona um aumento de resistência.O teor de umidade da mistura (água/materiais secos A%) sofreu também um decréscimo o que torna a mistura mais difícil de se trabalhar.

O teor de água materiais secos A% como caiu então é necessário ter vibração muito enérgica com prensagem, tipico para concreto semi-seco em máquinas de excelente qualidade, o teor de água caiu de 167 litros/m3 para 145litros/m3.

A cura para este nível de A% deve ser MUITO bem controlada (A% muito abaixo de 7%).

CONCLUSÃO NUMERO UM: Logo é possível haver ganhos de resistência com aumento de densidade. Por isso as fabricas de concreto semi-seco devem controlar estas densidades

Vejamos o segundo caso de concreto plástico de 36.6Mpa.

Os quadros abaixo vão dizer tudo:
Fiz com teor de água materiais secos bem usual, com 9.36%.

Para o mesmo "m" com ganho de densidade dos mesmos 40Kg/m3 que foi utlizado no caso do concreto semi-seco temos um decréscimo do teor de água por m3 de 205 litros/m3 para 182litros/m3.

O fator água/materiais secos caiu de 9.36% para 8.09%. Logo para se conseguir trabalhar com este concreto deve-se utilizar EXCELENTES aditivos ou ENÉRGICAS vibrações.

CONCLUSÃO NUMERO DOIS: Logo é possível haver ganhos de resistência com aumento de densidade.

O que se vemos com isto é que existe a necessidade de descobrirmos novos tipos de adensamento do concreto, ou seja novos tipos de vibradores, novos aditivos.Está bem lógico que ainda temos que trilhar muito, mas muito mesmo por este caminho.

Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra