Passo a passo vasos de concreto (3)


esta vem de : Fonte: Paulofaleiros.blogspot.com.br


Como fazer vaso de cimento.

Pesquisando na internet eu encontrei varias tecnicas para fazer um vaso de  cimento.
Fui modificando conforme as minhas necessidades e estarei postando aqui como tenho feito os meus vasos.

Eu fabrico os vasos específicos para minhas árvores de bonsai, mas, a técnica é a mesma para todo tipo e tamanho de vaso.

Primeiramente temos de definir o tamanho do vaso.
Segue uma foto mostrando em desenhos simples as medidas básicas para um vaso de bonsai.



Depois de definir o tamanho do vaso vamos separar o material que precisaremos para fazer o vaso.
areia fina
cimento
vedante (usarei o vedacit)
terra arenosa.
 Em um pedaço de maderite, usando um esquadro e lápis, marque o tamanho do vaso pelo lado de dentro e de fora( geralmente deixo dois centímetro de largura  nas borda).



Agora usando a terra arenosa faça o interior do vaso usando a marca do lado de dentro.( esta terra vai ser retirada depois). Lembra que a suas medidas são da parte interna, por isto, tem de descontar a espessura da parede dos vaso que fica em torno de um centímetro e meio ou mais, dependendo do tamanho do vaso. na altura do molde.



Para preparar as massa de cimento use uma parte de areia fina previamente coada para uma parte de cimento. (a medida deve ser suficiente para cobrir todo a molde) dilua em um pouco de agua um pouco de vedacit (usei para este vaso meio copo descartável) e vá preparando a massa até atingir a consistência pastosa firme.




As proporções usadas são acima do indicado pelo fabricante, mas como se trata de peças pequenas, priorizamos a dureza do vaso.


Com uma colher de pedreiro vá cobrindo todo o molde,


Todo o molde deve ser coberto com uma camada da massa .
Deixe secar até atingir ligeira consistência para iniciar modelagem. (aqui no meu clima demora mais de duas horas)


Usando um pedaço fino de madeira(ou outro material que possa fazer o desenho do vaso, até papelão de caixa de sapato serve) faça o corte na madeira de como voce quer o exterior do vaso. aqui começa a sua vida de artista, crie o seu vaso.

Com delicadesa e paciencia vá retirando  a massa escedente e modelando o vaso. Aqui começa a aparecer o vaso que você imaginou. não fique preocupado com os detalhes, modele o vaso como um todo, depois você terá oportunidade de corrigir erros. lembre-se da medida externa que é a sua referencia agora.

Depois de fazer todos os lados do vaso, faça o fundo usando as costa do mesmo molde. Esta é a altura que foi definida no inicio.

 Usando um cano (pode ser de PVC) faça dois furos no fundo do vaso.

 Espero que tenha sobrado massa, pois vamos fazer os pé do vaso. faça quatro "panquecas" de massa e coloque no fundo do vaso.

 Usando uma faca corte a massa modelando assim os pé.


Bom, agora vamos descansar porque temos de esperar 24 horas para continuar. deixe secar na sombra.
Como fazer um vaso de cimento - parte dois

Vamos continuar então a nossa obra de arte.

Na postagem anterior deixamos o vaso descansar por 24 horas.

Agora com cuidado, porque ainda não esta totalmente seco, vire o vaso e retire toda a terra arrenosa que serviu de molde e utilisando uma faca faça o acabamento da borda que ficou em cima do maderite.

Nesta hora caso o seu vaso apresente defeitos grandes (pois os pequenos consertaremos a seguir.) deverá corrigir estes defeitos com massa e esperar pelo menos duas horas para continuar.

 Como a massa ainda não está totalmente seca eu uso uma lixa para corrigir e dar uma geral no vaso. aqui verdadeiramente você  tem de colocar a sua veia artística para funcionar. curta este momento. afinal você esta fazendo uma peça única. do seu jeito.

 Não fique preocupado com os pequenos defeitos, trabalharemos neles depois. Depois de dar uma geral no vaso vamos colocar para descansar por mais 24 horas dentro de uma vasilha com agua, isto ajuda na cura do vaso e na sua dureza. Utilize um balde ou o próprio tanque da pia. Eu usei neste caso uma lata de tinta.
Depois de descansar 24 horas retire-o e deixe secar ( pode colocar no sol agora.)

 Daqui para frente vou mostrar o que fiz neste vaso, mas aqui começa as opções de acabamento tais como, cor, textura, etc. Nos vamos preparar um "mingau" com um pouco de vedacit, cimento e agua. Eu usei um pouco de corante cinza para escurecer um pouco o vaso. aqui voce pode usar corante tipo xadrez, tinta pva, etc a base d,agua, Enfim, é aqui que você pode já definir a cor do vaso. Sempre tendo como base a agua o cimento e o vedante.

Com um pincel aplique uma camada bem generosa em todo o vaso, corrigindo os defeitos que ficaram. Deixe secar por um tempo e reaplique quantas camadas for necessário e conforme o seu gosto.
Aqui pode definir textura do vaso.

 Neste vaso eu apliquei varias camadas e entre elas passava um pano.
Deixe secar  e repita o processo até ficar do seu gosto.

Ai esta o vaso pronto. se você usou corantes pode parar aqui.
Deixe secar mais 24 horas e já poderá plantar seu bonsai.
Se preferir pode trabalhar mais no acabamento. É o que vamos fazer.

 No acabamento vale de tudo, mas eu gosto muito de usar como base o esmalte sintético transparente.
Este vaso não tem nada de corante e foi finalizado só com este esmalte

Neste vaso vou usar um pouco de corante(neste caso tinta esmalte) preto, amarelo e vermelho. vamos ver o que vai dar.



 Usando como base o esmalte transparente vai mudando a concentração dos corantes.

 Assim.


 Assim.

Mas no final ficou assim. com uma Eugênia

Espero que tenha gostado. um abraço. 

7 Comments:

Unknown disse...

Que legaaal!!
Vou tentar fazer um,mas só quando minha sementes chegarem. *-*

Unknown disse...

Só uma pergunta,qual a altura desse vaso que você fez aí??
Obrigada!!

Estela disse...

Bom dia pergunta qual a diferença de areias a areia fina de reboque serve para fazer os vasos? Ou que tipo de areia devo usar?

Unknown disse...

Areia fina ou media peneirada (peneira de cozinha).

Unknown disse...

Areia fina ou media peneirada (peneira de cozinha).

Anônimo disse...

Só uma dúvida, essa cura do concreto imerso em uma vasilha com água só pode ser feita antes do vaso secar completamente ou eu posso, por exemplo, colocar um vaso que eu já fiz há algum tempo dentro de água pra ele ficar mais resistente?

Anônimo disse...

Só uma dúvida, essa cura do concreto imerso em uma vasilha com água só pode ser feita antes do vaso secar completamente ou eu posso, por exemplo, colocar um vaso que eu já fiz há algum tempo dentro de água pra ele ficar mais resistente?

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010