Propriedades geométricas de seções em chapa dobrada - Camélia

Software CameliaX

Tela do CameliaXTela do CameliaX
Esse é um dos programas que eu garimpei na internet que me surpreenderam. Trata-se de um software para extrair propriedades geométricas de seções em chapa dobrada. Isso é realmente excelente quando precisamos rapidamente criar um perfil nova à partir de dobramento de chapas, como é o caso de algumas peças personalizadas que elaboramos para facilitar montagens de dar encaixe perfeito.
A desvantagem é que ele é em francês, mas é muito intuitivo. Você deve tomar cuidado pois as letras que definem as coordenadas mudam (troca-se X por Y e Y por Z), e isso pode confundir na hora de analisar.
Com o CameliaX você pode rapidamente extrair Momentos de Inércia em relação oas eixos X e Y (Y e Z heheh, não se esqueça), Módulos de Resistência, Peso por metro linear, perímetro da chapa a ser dobrada, coordenadas do centróide, raios de giração entre outras propriedades.
Apesar de ter catalogados somente perfis abertos, é possível calcular essas propriedades também para tubos retangulares e quadrados, basta modificar a aba C1 e C2 do perfil U Enrijecido de forma que elas se toquem, e pronto, formou-se um tubo.


0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010