Concreto Reforçado com Fibra de Carbono

Pavilhões iluminados no campus demonstram o uso de estruturas curvas feitas de concreto reforçado com fibra de carbono, um projeto do Grupo de Pesquisa de Construção Leve da TU Chemnitz

O concreto que é reforçado com têxteis em vez de aço combina muitas vantagens: economiza matérias-primas, tem alto potencial de construção leve e pode, portanto, ser usado de maneiras inovadoras. Os tecidos de reforço, como o carbono, não enferrujam e, portanto, têm uma vida útil mais longa. Eles possibilitam projetar camadas de concreto mais leves e componentes de construção mais delicados. “Para usar lajes de concreto reforçadas com tecido como estruturas finas de suporte de carga - por exemplo, como conchas curvas - precisamos de novas soluções em termos de composição e fabricação”, diz a Dra. Sandra Gelbrich, chefe do grupo de pesquisa “Lightweight Construções em Engenharia Civil “no Departamento de Estruturas Leves e Tecnologia de Polímeros na Technische Universität Chemnitz. Os cientistas da TU Chemnitz desenvolveram cascas de concreto reforçadas com fibras, contendo concreto reforçado de alta resistência e reforço de carbono. Os resultados são construções de protótipos de forma livre na construção de conchas.
Os pesquisadores fabricaram as conchas de concreto reforçado com fibra de carbono de parede fina por meio de um sistema de cofragem flexível feito de plástico reforçado com fibra de vidro . Por isso, primeiro revestiram e preformaram as estruturas de reforço têxtil com resina e depois concretaram as conchas com fibras integradas. “Os sistemas de fôrma permitem não apenas uma produção eficiente de elementos de concreto reforçados têxteis curvos, mas também o processamento de excelentes qualidades de concreto”, afirma Gelbrich e acrescenta: “Desenvolvemos novos instrumentos de posicionamento baseados em polímeros para integrar o têxtil. reforço de uma forma que possa lidar de forma otimizada com a carga. ”Como edifícios de protótipos, os cientistas ergueram pavilhões de pesquisa feitos de concreto reforçado com fibra de carbono no campus da TU Chemnitz.
Pesquisas e desenvolvimentos relacionados ao compósito feito de fibras de carbono e concreto de alto desempenho estão sendo buscados: associações científicas e empresas objetivam construções de longa vida, economia de recursos e esteticamente atraentes. Mais de 130 parceiros, incluindo a TU Chemnitz, fazem parte do consórcio de pesquisa “C3 - Carbon Concrete Composite” para implementar essa visão. Sua finalidade é um material de construção que substitui o reforço de aço, que é suscetível à corrosão, por uma combinação de fibras de carbono, estruturas têxteis e concreto, que precisa com menos frequência de reparo. “Além disso, novas propriedades, como a condutividade térmica e elétrica, permitem o aquecimento dos componentes e a integração dos sensores ao sistema. O novo material destina-se a ser mais moldável, sólido, inteligente e reciclável. Além disso,
No final de novembro de 2015, o consórcio C3 recebeu o prêmio alemão de sustentabilidade "Deutscher Nachhaltigkeitspreis" na categoria de pesquisa do Ministro Federal da Educação e Pesquisa, Professor Johanna Wanka, em uma cerimônia de premiação em Düsseldorf. Em seu comentário sobre o motivo da premiação, o comitê de seleção declarou que a pesquisa e desenvolvimento do novo material de construção oferece “uma abordagem promissora para uma mudança de paradigma na engenharia civil e, portanto, no design urbano”. O projeto C3 realizaria uma contribuição importante para abrir um novo capítulo na história da construção. O consórcio C3 é coordenado pela Technische Universität Dresden e financiado pelo Ministério Federal de Educação e Pesquisa.

estude aqui: