Saiba diferenciar projeto, projeto básico e projeto executivo

O que é projeto?

É a somatória dos elementos conceituais, técnicos, executivos e operacionais abrangidos pelas áreas de atuação, pelas atividades e pelas atribuições dos profissionais da engenharia nos termos das leis específicas, dos decretos-lei e dos decretos que regulamentam a profissão. Pode ser definido ainda como o conjunto formado por projeto básico e projeto executivo.

O que é projeto básico?

Reúne os elementos que definem a obra, o serviço ou o complexo de obras e serviços que fazem parte do empreendimento. O objetivo é definir com precisão as características básicas do empreendimento e o desempenho almejado na obra para que seja possível estimar o custo e prazo de execução. É uma fase caracterizada por estudos preliminares, anteprojeto, estudos de viabilidade técnica e econômica, além da avaliação do impacto ambiental.

Exemplos do trabalho realizado no projeto básico

– levantamento topográfico;

– sondagem;

– projeto arquitetônico;

– projeto de fundações;

– projeto estrutural;

– projeto de instalações hidráulicas;

– projeto de instalações elétricas;

– projeto de instalações telefônicas, dados e som;

– projeto de instalações de prevenção de incêndio;

– projeto de instalações especiais, como alarme e detecção de fumaça;

– projeto de instalação do ar condicionado;

– projeto de instalação de transporte vertical;

– projeto de paisagismo.

O que é projeto executivo?

É a etapa posterior que consiste no conjunto dos elementos necessários e suficientes para a execução completa da obra ou do serviço, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Os componentes da obra:

-como materiais descritivos,
-cálculos estruturais, desenhos,
-especificações técnicas e executivas,
-cronograma e
-planilhas de orçamento,

Todos estes itens são reunidos no projeto executivo.
Destaque ainda para os equipamentos necessários para a construção, que devem ser mencionados obrigatoriamente.

Por Bruno Toranzo