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O que é Poka Yoke?

Postado por: Redação Indústria Hoje em 11 de junho de 2013


Você sabe o que é Poka Yoke? O nome pode parecer diferente, mas o Poka Yoke funciona como um ferramental nos processos industriais




Você sabe o que é Poka Yoke? O nome pode parecer diferente, mas o Poka Yoke funciona como um ferramental nos processos industriais que conta com diferentes aplicações e vantagens, porém, sempre voltados à ideia de prevenção de erros e, por consequência, a diminuição dos custos em uma linha de produção. Além disso, os preceitos do Poka Yoke não são novos, eles foram criados pelo japonês Shigeo Shingo para o Sistema Toyota de Produção durante a década de 1960.


Para funcionar, os conceitos de Poka Yoke devem ser usados do inicio ao final de um projeto e se baseia em dispositivos a prova de erros. Assim, quando os erros são identificados eles não se transformam em defeitos, e sim, as suas causas são eliminadas. O Poka Yoke torna-se econômico também porque uma empresa pode destinar menos investimento aos sistemas de avaliações e controles da qualidade. Ou seja, ao prever possíveis problemas que o produto pode ter, e antes mesmo dele sair para o mercado, é possível resolvê-los com mudanças no processo de fabricação.

Tipos de Poka Yoke em processos industriais

Existem duas maneiras de fazer uso do Poka Yoke: a de controle e de advertência. A de controle acontece quando a linha de produção para no momento em que a causa do erro é detectada. Já a de advertência emite um alarme ou sinalização para que os operadores possam tomar as devidas providências. Além disso, há também três tipos de Poka Yoke de controle: método de contato, método de conjunto e método de etapas.
O método de contato identifica os defeitos decorrentes da existência ou não de contato entre o dispositivo e alguma característica relacionada à forma ou dimensão do produto. Já o método de conjunto determina se certo número de atividades previstas é executado, enquanto o método de etapas averigua se os estágios ou operações estabelecidas pelo procedimento são seguidos.


Aplicações e exemplos práticos do uso do Poka Yoke


Existem muitas aplicações para ilustrar o que é o Poka Yoke na prática, desde implementações nos processos industriais bastante simples como mais complexas. Entre os exemplos de uso da Poka Yoke está o funcionamento da tomada de três pinos, onde não existe a possibilidade de invertê-la para utilizá-la, o que não permite ao usuário se machucar ou causar danos ao seu aparelho elétrico. O disquete também possui esse preceito, pois só entrava no computador na posição adequada.

Outro exemplo prático é a impossibilidade de remover a chave da ignição de um carro se a sua transmissão automática não estiver em “ponto morto”. Dessa forma, o condutor não corre o risco de sair do carro em condições inseguras. O check-list também é um processo baseado em Poka Yoke, pois uma embarcação, por exemplo, só vai zarpar depois que o comandante verificar todos os itens.

Na indústria, podemos exemplificar o uso do Poka Yoke na situação em que uma peça usinada vai receber um furo em formato de cilindro de altura igual a X cm e raio Y cm na etapa A do processo e após será tratada em uma etapa B. Usando o processo de Poka Yoke para evitar que a peça passe da etapa A para a B sem estar adequada, cria-se uma etapa intermediária, de verificação, para que se certifique de que o furo foi realizado.

Outra situação em que o Poka Yoke vai cumprir o seu objetivo de diminuir custos é quando uma embalagem com um produto deve conter um equipamento A, um manual B, um cabo de energia C e mais um kit de segurança D, onde o peso total é de 2,45 Kg. Para evitar a montagem de uma embalagem sem todos os itens necessários, o kit deve passar por uma balança antes de ir para a expedição.

Para a segurança o Poka Yoke também é muito útil, em especial, em indústrias que os operadores usam máquinas perigosas, como uma prensa. Uma maneira de evitar que o trabalhador perca a mão ou os dedos com um descuido é colocando na máquina um dispositivo que a faça ser acionada apenas utilizando as duas mãos.



Por Vivian Fiorio e Fábio Henrique
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10 "Erros" que podem quebrar uma empresa

Veja os 10 erros mais comuns que podem “quebrar” sua empresa sem antes mesmo dela completar seu primeiro ano de vida. Veja algumas dicas de como evita-los.
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“É mais fácil uma empresa ir à falência por conta de uma série de pequenos erros, do que por um único grande erro.”
Os 10 erros que citaremos são os mais comuns e acontecem principalmente dentro de pequenas e médias empresas.
Darei também algumas dicas que praticamente são o “arroz com feijão” para quem está começando um negocio ou trabalha na administração de uma empresa. Embora estes erros possam parecer fáceis de serem evitados e solucionados, exige um pouco de habilidade do gestor. A demora na correção destas falhas pode levar a empresa a grandes dificuldades e consequentemente sua falência.
Vale destacar que segundo o SEBRAE 27% das empresas paulistas que abrem as portas acabam fechando as portas antes mesmo de completar um ano e este numero chega 64% a empresas de até seis anos.
1 – Não ter um plano de negócios
Talvez este seja um dos principais erros por ser um passo fundamental antes de abrir a empresa. A falta de um plano de negócios pode levar você a tomar decisões erradas tanto financeiramente e perda tempo, um plano de negócio bem desenvolvido faz com que você tome mais conhecimento do negócio, resulta em uma analise mais profunda de sua viabilidade.
Dica: Faça ou peça para alguém fazer um plano de negócios detalhado, nele você deve colocar seus objetivos, produtos a serem vendidos, quais serão seus fornecedores, qual a localização do seu negócio, concorrentes e capital necessário inicias o negócio. Uma dica é procurar o SEBRAE de sua cidade para receber ajuda dos consultores para desenvolver o seu Plano de Negócios.
2 – Desconhecer o mercado que irá atuar
Muitas pessoas acabam por deixar seu emprego para empreender, nada contra apoio esta decisão, porém deve-se tomar cuidado com o nicho de mercado, não é porque seu primo lá na Bahia está ganhando dinheiro vendendo água de coco que você vai abrir o mesmo negócio em porto alegre que vá ganhar dinheiro também.
Dica: Se você trabalha em uma determinada empresa como vendedor de maquinas agrícola, é mais complicado abrir e tocar um negócio para vender embalagens plásticas do que você abrir um negócio para vender peças para maquinas agrícolas, pois é um mercado que você tem um conhecimento e com isso maiores chances de sucesso.
3 – Misturar as finanças da empresa com as pessoais
Você deve manter sempre bem claro que suas finanças pessoais são uma coisa (Pessoa Física), e da sua empresa é outra (Pessoa Jurídica). Considere que você é um colaborador de sua empresa com um pró-labore estipulado. Não confunda pró-labore com o lucro da empresa. É normal a empresas terem vantagens em empréstimos e benefícios de compra de carros e outros equipamentos, porém não utilize desta vantagem para beneficio próprio, você tem que focar na empresa antes de qualquer coisa, gerar lucros e destes lucros fazer seus investimentos pessoais.
Dica: Não utilize recursos do caixa da empresa para fazer extravagâncias pessoais, este dinheiro deve ficar reservado para manter um fluxo de caixa positivo no caso de queda nas vendas, crises econômicas e outros eventos. Leia mais sobre: Entenda o que é capital de giro e como calculá-lo
4 – Contratar pessoas sem competência necessária
Este também é um dos erros mais graves e ocorre muito quando se contrata amigos e familiares para cargos e confiança e responsabilidade, sem que os mesmos estejam preparados para isso.
Seja qual for atividade dentro da empresa seja administrativa ou na produção o colaborador deve este capacitado para isso.
Erros na produção podem ser diagnosticados e reparados rapidamente, já erro administrativos são mais difíceis de diagnosticar e quando se descobre já está crônico com pequenas chances de ser reparado. Tenha em mente que a empresa precisa sobreviver, e no mundo competitivo que vivemos temos que ter os melhores à frente dos cargos chaves da empresa.
Dica 1: Para capacitar aquele que está na produção talvez seja mais fácil é rápido uma vez que exige menor habilidade quanto à gestão do negócio por um todo. Já para cargos de gerência e direção o treinamento é mais longo, exige várias habilidades e dependendo do tamanho e velocidade de crescimento do seu negócio é mais interessante contratar uma pessoa já qualificada e com experiência.
Dica 2: Nunca deixar de investir em capacitação de seus colaboradores. Pessoas capacitadas produzem mais e com qualidade, trabalha motivada e aumenta seus lucros. De oportunidades aos amigos e familiares mais exija deles o comprometimento nas atividades e deixe bem claro “amigos, amigos e negócios a parte”.
5 – Não estabelecer metas aos colaboradores
Não estabelecer metas aos gestores e colaboradores pode ser também um erro, pois é através destas metas que você conseguirá tonar sua empresa mais eficiente e competitiva. Metas são essenciais para o ser humano, metas ajudam a desenvolver novas habilidades das pessoas o que vai refletir na qualidade de produtos e serviços e sua empresa.
Dica: Estabeleça metas com objetivos alcançáveis para seus colaboradores. De um suporte como treinamentos e bolsas de estudo para ajudar no desenvolvimento e cumprimento destas metas. Lembre-se nunca estabeleça metas inatingíveis, pois seu colaborador pode se frustrar e acabar desistindo e produzir menos a cada dia.
6 – Tomar decisões sem planejamento e conhecimento dos riscos
Este erro é muito comum entre pequenos empresários principalmente aqueles que não têm certo grau de conhecimento sobre administração de negócios. Decisões precipitadas e falta de planejamento pode gerar prejuízo enormes e deixar sequelas por muito tempo na empresa. Erros na tomada de decisão principalmente quando envolve recursos financeiros pode afundar a empresa em dividas atrapalhando resultados e gerando prejuízos.
Dica: Se você sente que seu negócio esta crescendo ou já cresceu, e não tem o devido conhecimento para realizar um bom planejamento e saber tomar decisões com o mínimo de risco possível chegou a hora de ser humilde e pedir ajuda e opinião das pessoas, ou melhor, ainda contratar um profissional com conhecimento e experiência. Uma decisão precipitada na contratação de pessoas compra de maquinas ou lançamentos de produtos sem um planejamento e pesquisa de mercado, pode levar a quebra de sua empresa rapidamente.
7 – Tomar empréstimo e fazer financiamento sem receita suficiente para pagar.
Fazendo um gancho do tópico acima a falta de planejamento, mais a tomada de decisão precipitada, somada com um financiamento sem uma analise profunda sobre retorno suficiente para arcar com estes investimentos é um erro grave. Muitas empresas com poucos meses de existência acabam entrando em grandes financiamentos de maquinas sem que se tenham dados sobre venda e como anda o mercado. Muitas delas compram maquinas que ficam meses paradas, ociosas não rendendo o suficiente para que ela mesmo se pague.
Dica: Quando começar sua empresa faça o mínimo de financiamento possível. Só acredite no mercado após uma pesquisa com fundamento. Leia jornais, compre revistas relacionadas às suas atividades, fique atendo ao mercado.
Tendo necessidade de investir em maquinas faça um bom planejamento e levante todos os custos, lembre-se maquinas mesmo que financiadas tem que ser paga. Assuma a compra de novos equipamentos quando você não tiver mais como estender turnos, maquinas são feitas para trabalhar 24 horas, é mais vantagem você ter uma maquina trabalhando em três turnos contratando mais dos colaboradores do que você desembolsar milhares de reais para compras três maquinas para trabalhar 8 horas por dia e ficar 16 horas desligada. Tenha em mente que dependendo do valor do equipamento é viável a aquisição de mais equipamentos do que gerar horas extras, por isso é de extrema importância colocar tudo no papel.
8 – Perder o respeito pelos seus colaboradores
Perder o respeito com seus colaboradores pode ser muito prejudicial para o sucesso do negócio, é como perde o respeito com sua esposa ou esposo, isso gera descontentamento das partes e acaba trazendo uma série de problemas, e com isso o fraco desempenho e prejuízos significantes. Seu colaborador também é seu cliente (interno), pois é seu principal aliado e deve ser valorizado e respeitado sempre.
Dica: Mantenha sempre um bom relacionamento profissional com seus colaboradores, porém não tome cuidado para que o mesmo não confunda com uma grande amizade, tem que ser profissional dentro e fora da empresa. Estabeleça limites para este relação seja parceiro do seu colaborador, saiba ouvi-lo e elogie sempre seu trabalho. Tenha em mente “cliente interno satisfeito é cliente externo satisfeito”.
9 – Colocar todos os ovos em uma cesta só
Tenha cuidado em colocar todos os ovos em uma cesta só, ela pode quebrar e você prejudicar o negócio. Realizar investimentos ou aquisições pensando em apenas um determinado cliente ou segmento pode ser perigoso e deve ser feito com bastante cautela.
Dica: Nunca aposte somente em um tipo de cliente ou segmento, tente ter vários clientes e um mix de produtos, o mundo dos negócios é cheio de surpresas já vi empresas que dependiam de um único cliente ir à falência da noite para o dia, pois seu cliente lhe tirou os pedidos ou também acabou fechando as portas. Tente trabalhar com um mix de produtos ou serviços, pois em uma eventual queda no mercado ou na sazonalidade você consiga gerar receita com e manter a empresa viva.
10 – Achar que saber tudo e pode tudo
Este talvez seja um dos piores erros que um empresário ou alguém que queira começar a empreender pode cometer. Achar que sabe tudo e pode tudo pode levar você à falência mais rápido que você imagina.
Você pode se um expert em várias áreas mais com certeza alguma área você não terá um com desempenho e seu ego falará mais alto, cometerá vários erros que irá prejudicar a empresa.
Achar que pode tudo também é péssimo pensamento, apesar do Brasil ter falhas em suas leis uma hora você pode achar pode da um jeitinho e resolver as coisas, porém não está tão fácil assim. As leis trabalhistas estão mais rígidas e o governo está e cima com fiscalização de tributos e impostos, um exemplo é a Nota fiscal eletrônica que está fechando todo o sistema para que não escape nenhum centavo.
Dica: Você pode conhecer muita coisa mais nunca saberá de tudo, se fossem assim, grandes empresários de sucesso não contratariam executivos altos salários para a gestão da empresa. Seja humilde e reconheça quando a coisa não é mais para seu gabarito, contrate pessoas competentes.  Não seja arrogante ou fique vangloriando suas conquistas e fingir simplicidade entre as pessoas. Nem tudo que funcionou no passado vai funcionar hoje.
Dica: Hoje em dia poder não é querer as leis estão ai e cada dia que passa uma novidade surge para evitar o não cumprimento das mesmas. No passado se podia muita coisa, que tinha influencia realmente tinham certo poder, porém hoje isso está mudando, o cerco está fechando as pessoas estão estudando mais e por dentro das leis, o governo está implantando novas tecnologias para evitar fraudes então este poder de sempre dar um “jeitinho” está cada vez mais difícil.
Temos sempre que agir com responsabilidade e transparência, pois administrar uma empresa mesmo que pequena com apenas um colaborador não é brincadeira e muito menos tarefa fácil. Se for uma média ou grande empresa, lembre-se de que você é responsável por dezenas ou centenas de pessoas que dependem dela para sobreviver.
Trabalhe com seriedade e seja humilde para discutir com todos da empresa desde o faxineiro até o mais alto executivo. Saiba a hora de passar o bastão para quem realmente tem competência de dar continuidade ao negócio e valorize seu colaborador e seu cliente acima de tudo.
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Você faz a diferença?

Se você é o cara que faz a diferença, você consegue explicar o que você faz que as pessoas apreciam como algo bastante peculiar e difícil de ser imitado?
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OK. De que se trata? Você já ouviu alguém dizer que fulano faz a diferença, que não é “apenas bom” no que faz? Já parou para pensar um pouco nisso? O que querem dizer com esta afirmação?
Se você é o cara que faz a diferença, você consegue explicar o que você faz que as pessoas apreciam como algo bastante peculiar e difícil de ser imitado? Ou você não sabe o que faz de tão especial, foi golpe de sorte?
Pessoas que fazem a diferença podem ser aquelas que “carregam o piano” e fazem com que as coisas funcionem. São as pessoas que mantém as organizações e sustentam a vantagem competitiva que uma empresa desenvolveu. Sem estas pessoas, com seus processos, suas disciplinas e seus olhares atentos as empresas não seriam confiáveis e consistentes.
Mas um tipo menos comum de pessoas que fazem a diferença são aquelas que apresentam evidências de competência estratégica. São pessoas que antecipam as mudanças da sociedade e do mercado, iniciam movimentos que estabelecem vantagens competitivas determinantes nas empresas, produzem uma execução que vence concorrentes dentro da mesma estratégia.
No primeiro caso, as pessoas que fazem a diferença produzem a competência operacional da empresa mantendo a consistência das coisas positivas. No segundo, são pessoas que fazem a diferença ao produzirem a competência estratégica, mudando o estado das coisas.
Os sinais e as evidências da competência estratégica são mais difíceis de serem identificadas, pois são eventos que não ocorrem com frequência e podem levar anos para serem comprovados por um resultado sólido e duradouro.
Uma visão do negócio que antecipou uma mudança importante no mercado pode ser sinal de uma visão superior, mas ela só pode ser considerada competência estratégica se esta idéia gerar ações inéditas para a empresa, chame-se de inovação ou qualquer outro nome, e estabelecer uma vantagem significativa que outras empresa não conseguem imitar prontamente.
Um exemplo poderia ser de alguém que percebeu a oportunidade de negócio envolvendo a importação de automóveis chineses para o Brasil, onde se acreditava que este tipo de produto não seria aceito. Uma vez implementada com sucesso, esta ideia altera o mercado e faz com que outros tenham que “correr atrás” deste modelo de negócio. Fez a diferença!
Outro exemplo poderia ser de um executivo que adotou um plano de crescimento diante da crise de mercado, que fez com que seus concorrentes suspendessem os investimentos temporariamente, e criou uma vantagem significativa para a empresa.
Em muitos negócios, ser o líder de mercado é a melhor garantia de bons resultados. Ser o segundo ainda permite desfrutar do mercado e obter bons resultados, às vezes melhores do que o próprio líder, se tiver uma clara estratégia de “follower”. Já o terceiro e os outros, normalmente estão mais sujeitos a riscos e são mais suscetíveis às mudanças. Quase nunca ganham muito.
Ser líder pode ter sido apenas uma questão de “timing”, antecipando o mesmo investimento que se fosse realizado mais tarde, proporcionaria na melhor hipótese o segundo ou o terceiro lugar no mercado.
Muitas vezes quem “faz a diferença” estabelece a posição de líder num novo nicho ou num novo segmento de mercado e obtém uma grande vantagem. Ainda que a empresa não seja o líder, estabelecendo novos negócios em que ela se torna líder, vai ganhando terreno para inverter a posição.
A competência estratégica produz resultados superiores e contribui para a aproximação ao líder, no caso de um follower, ou para o distanciamento ainda maior dos seguidores, no caso de um líder.
Podemos dizer, na terminologia de hoje, que “quem faz a diferença” estabelece vantagens sustentáveis e duradouras para o seu negócio?
É por aí que caminham aqueles que percebem que se não tomarem este risco, se apenas “tocarem o barco” não será suficiente e nem interessante. Assim, de vez em quando, atiram-se a uma investida significativa que ao ser realizada, traduz-se numa vantagem importante.
Seria interessante imaginar quantas vezes um bom executivo produz um grande momento de competência estratégica num prazo de 10 anos? Como comentei, estas iniciativas são mais raras e pela minha experiência e observação do mercado, se um bom executivo produzir 3 ou 4 “cases” em 10 anos, já fará uma grande diferença.
Este é o diferencial que as empresas muitas vezes procuram no mercado, em busca de executivos que possuem a característica de “fazer a diferença” ou que produzem um “Quantum Leap”.
Um fator essencial é a visão que o executivo ou empreendedor tem da sociedade, da economia, da indústria do país, do timing, etc. Em resumo, é fundamental um conhecimento, uma leitura avançada do ambiente em que faz negócios e principalmente a capacidade de antecipar as mudanças.
Cada indústria ou setor de negócios tem a sua velocidade de evolução e seus parâmetros de inovação. O “Quantum Leap” é diferente em cada uma delas, mas em todas, há profissionais que “fazem a diferença”. Estes definem novas tendências, mudam a direção do setor, forçam todos a acelerar os investimentos e correr atrás, antecipam modelos de negócios e contribuem para o desenvolvimento da sociedade.
A definição destes profissionais poderia ser de “sonhadores práticos”, capazes de imaginar uma solução inédita e de executá-las com precisão. Muitas vezes a diferença entre o possível e o impossível é apenas a capacidade de execução, que torna viável uma ideia impossível.
E então, você faz a diferença?

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Passo a passo pavimento de concreto

Este vídeo ensina passo a passo como construir um pavimento de concreto

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Bloco de concreto dobrável?



Redação em 11 de julho de 2013


Por Anna Dietzsch do Arquitetura da Convivência

O designer israelense radicado em Nova York, Dror Benshetrit, inventou uma peça de concreto leve que
se acopla a outras iguais e forma uma espécie de “tijolo 3D”, onde estrutura e estética se confundem.

O “tijolo”, batizado de QuaDror, parece uma peça de origami que pode ser estocado em sua forma
achatada, se desdobrando na hora de se tornar uma peça construtiva.
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                Tijolo dobrável é revolução na área de design e construção
Criado por Dror Benshetrit depois de anos de trabalho relacionado a métodos de construção e experimentos geométricos, o sistema de blocos traz consigo uma infinidade de aplicações possíveis. Uma delas é a construção de abrigos emergenciais em situações em que um grande número de pessoas se vê desabrigada, como em guerras ou catástrofes naturais.
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Filtro portátil torna água potável instantaneamente


Redação em 29 de agosto de 2013
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Filtro pode ser usado e torna potável água de fontes naturais e de torneira


Imagine andar com um filtro portátil que pode ser inserido dentro de uma garrafa PET e prover água pura instantânea. Trata-se do Waterbean, que é feito com fibra de coco e tem capacidade para purificar até 140 litros de água.


O mecanismo do dispositivo é simples e o usuário não tem nenhum trabalho. Basta colocar o filtro na garrafa e enchê-la com água da torneira.


Além de filtrar as impurezas, o mecanismo adiciona magnésio à água, mineral que 70% está em defasagem em até 70% das dietas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).


O WaterBean é portátil e pode ser usado para diversas finalidades, como esportes de aventura ou viagens. O produto acabou de ser lançar campanha no Indie Gogo.
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Inteligência competitiva

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Inteligência competitiva: É um processo dentro da empresa onde um profissional ou uma equipe trabalha com pesquisa e levantamento de dados do mercado em que atua, informações sobre a concorrência, sobre seus clientes e tendências e com base nestes dados são tomadas decisões táticas ou estratégicas dentro da empresa.
O  que é  ”inteligência” ? Inteligência é a capacidade que nos temos com base naquilo que já sabemos resolver novos problemas.

Qual o objetivo do processo de inteligência competitiva?

O objetivo da inteligência competitiva é antecipar situações para tomada de decisões e principalmente andar a frente da concorrência, pois quem inova primeiro sai na frente. Para isso é muito importante buscar o máximo possível de informações sobre o mercado e ter habilidade de ler nas entrelinhas as possíveis tendências de mercado, situações econômicas, mudança no perfil do consumidor o porque o concorrente lançou um determinado produto, serviço e etc.
Como e onde encontrar estas informações?
A primeira coisa que um profissional de inteligência competitiva deve ter em mente é nunca desprezar nenhuma informação, as vezes a pessoa que você menos imagina pode lhe dar uma informação muito relevante que pode mudar a estratégia de sua empresa. De atenção a todos, amigos, pessoas de dentro da empresa.
As informações estão em toda parte, nos seus clientes, representantes, concorrentes, na internet jornais, revistas, porém o profissional deve acima de tudo obter esta informações de forma ética, sem praticar espionagem ou qualquer outra forma de se obter dados ilícitos. Ele deve saber ler, interpretar e filtrar estas informações para que posteriormente a empresa tome as decisões corretas.
Perfil do Profissional
Cada vez mais as empresas estão buscando este tipo de profissional que precisa ser alguém curioso, que esteja familiarizado com a empresa setor econômico e etc. Tem que saber traduzir o que esta acontecendo no mercado, o que o cliente está demandado para justamente fazer com que a empresa consiga acompanhar estes movimentos. Não precisa ser necessariamente um profissional formado em Humanas, Exatas, tem que saber buscar as informações, interpretar, filtrar e levar para a empresa analisar e tomar as decisões.
A aplicação do processo
A inteligência competitiva vem sendo aplicada a todo tipo de empresas desde grande, média ou pequena. As 500 maiores empresas americanas tem um profissional dedicado monitorando isso full time. O processo em tese é simples, porém com já dito tem que ser um profissional com astucia, pois, decisões importantes serão tomadas com base em sua análise de dados.
Processo-de-Inteligencia-Competitiva
Vantagens da aplicação deste processo
- Minimizar surpresas advindas dos concorrentes.
- Identificar oportunidades e ameaças.
- Obter conhecimento relevante para formular nosso planejamento.
- Aprender com os erros, acertos e apostas da concorrência.
- Compreender que tipo de impacto nossas ações estratégicas terão sobre nossos concorrentes
- Compreender a repercussão de nossas ações no mercado.
- Rever e realinhar nossa estratégia.
- Garantir meios para uma maior sustentabilidade do nosso negócio.
Conclusão
Uma empresa para manter-se competitiva no mercado deve se antecipar aos seus concorrentes, ser pró-ativa e não reativa, ou seja, reagir somente quando seu concorrente toma alguma postura no mercado.
As empresas que utilizam de forma correta o processo de inteligência competitiva, enxergam mais rápido as tendências de mercado e implantam mudanças e inovações com mais eficácia que seus concorrentes. Estas empresas são percebidas como visionárias pelo mercado. Os clientes percebem que elas os entendem e ”advinham” o que eles desejam, apresentando inúmeras vezes, algo surpreendente que os encanta, sobre o qual eles nem haviam pensado (inovação).
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Tabela de que é Markup e como calcular este índice

Neste artigo abordaremos de uma forma simples o que é o mark up e como calcular o preço de venda de um produto utilizando este índice.
o que é mark-up
 O que é Mark Up?
Mark Up é um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço  para a formação do preço de venda, baseado na ideia de cost plus pricing oupreço margem; que consiste basicamente em somar-se ao custo unitário do produto ou serviço uma margem de lucro para obter-se o preço de venda.

Como calcular o Mark Up ?

O preço deve ser suficiente para cobrir todos os custos, despesas e impostos e no final gerar um lucro na venda para manter a empresa ativa, desta forma podemos simplificar a estrutura do mark-up onde o preço e igual a somatória de todos os elementos inclusive o lucro desejado.
(+) Custos
(+) Despesas
(+) Impostos
(+) Lucro
(=) Preço de venda
Vamos ver no exemplo abaixo utilizando números e mostrar como calcular um preço de venda utilizando o mark-up divisor e multiplicador.
Ex 01: Suponhamos que você paga hoje R$ 1,00 (Custo) no quilo da chapa de aço, o ICMS é de 18%, PIS e COFINS 4,65%, comissão do vendedor 2,5%, despesas administrativas 6% e seu lucro desejado ante o imposto de 20%.
 Estrutura: 
 Preço de venda (PV)= 100,00%
 ICMS na venda= 18,00%
 Pis e Cofins= 4,65%
 Comissões= 2,50%
 Depesas Adm= 6,00%
 Lucro antes dos impostos= 20,00%
 Total (CTV)- Custo Total Venda= 51,15%
MKD = (PV – CTV) / 100
MKD = (100 – 51,15) / 100
MKD = 48,85 / 100
MKD = 0,4885
Se utilizamos o índice Mark up divisor seria o custo de R$ 1,00 / 0,4885=  R$ 2,05 o preço do quilo para garantir o pagamento de todos os custos, impostos e gerar um lucro de 20%.
Formula Mark up Multiplicador:
MKM = 1 / MKD
MKM = 1 / 0,4885
MKM = 2,047708 ou 2,05
Se utilizarmos este índice Mark up multiplicador o custo seria R$ 1,00 X 2,05 = R$ 2,05 o quilo ou seja chegamos também no mesmo valor usando esta formula.
Confirme na tabela abaixo a estrutura onde foi aplicado o Mark-UP de 2,05 que é suficiente para gerar lucro de 20% sobre a venda.
Demonstração do Resultado:
Preço de Venda (PV) R$ 2,05100%
(-) Custos Aquisição Chapa(R$ 1,00)(48,85%)
(-) ICMS(R$ 0,37)(18%)
(-) Pis e Cofins(R$ 0,09)(4,65%)
(-)Comissões(R$ 0,05)(2,5%)
(-) Despesa Adm(R$ 0,13)(6 %)
= LucroR$ 0,41(20 % )
Lucro de 20% sobre o preço de venda de R$ 2,05, igual a R$ 0,41, que representa 41% sobre o preço de custo e não 104% sobre a venda.
Veja:
= 0,41 / 2005 x 100
= 0,20 x 100
= 20% Lucro
Sabendo que o Mark-UP multiplicador é de 2,05 na aquisição de um produto onde se manter os mesmo impostos e despesas e se deseja gerar um lucro de 20% basta pegar o custo do produto e multiplicar por este índice de 2,05.
EX 02: Vamos ver outro exemplo na compra de um determinado Tubo de aço.
Custo Kg  R$ 6,00
MKM = 2,05
PV = R$ 12,2825 
Demonstração do Resultado:
Preço de Venda (PV) R$ 12,2825100%
(-) Custos Aquisição Chapa(R$ 6,00)(48,85%)
(-) ICMS(R$ 2,21)(18%)
(-) Pis e Cofins(R$ 0,57)(4,65%)
(-)Comissões(R$ 0,30)(2,5%)
(-) Despesa Adm(R$ 0,73)(6 %)
= LucroR$ 2,4725(20 % )
Lucro de 20% sobre o preço de venda de R$ 12,2825, igual a R$ 2,4725 
2,4725 / ?12,2825  x 100
= 0,201 x 100
= 20% Lucro
Agora que você já sabe o que é mark up busque aprender com seu contador os impostos incidentes, despesas variáveis. Leia sobre Inteligência Competitiva para levantar dados de preços praticados no mercado, pois, não é interessante praticar uma margem que deixa o seu produto com preço acima do que é ofertado pelo seu concorrente ou abaixo que possa te dar prejuízo.
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