Inteligência competitiva

inteligencia-competitiva-empresas-xadrez
Inteligência competitiva: É um processo dentro da empresa onde um profissional ou uma equipe trabalha com pesquisa e levantamento de dados do mercado em que atua, informações sobre a concorrência, sobre seus clientes e tendências e com base nestes dados são tomadas decisões táticas ou estratégicas dentro da empresa.
O  que é  ”inteligência” ? Inteligência é a capacidade que nos temos com base naquilo que já sabemos resolver novos problemas.

Qual o objetivo do processo de inteligência competitiva?

O objetivo da inteligência competitiva é antecipar situações para tomada de decisões e principalmente andar a frente da concorrência, pois quem inova primeiro sai na frente. Para isso é muito importante buscar o máximo possível de informações sobre o mercado e ter habilidade de ler nas entrelinhas as possíveis tendências de mercado, situações econômicas, mudança no perfil do consumidor o porque o concorrente lançou um determinado produto, serviço e etc.
Como e onde encontrar estas informações?
A primeira coisa que um profissional de inteligência competitiva deve ter em mente é nunca desprezar nenhuma informação, as vezes a pessoa que você menos imagina pode lhe dar uma informação muito relevante que pode mudar a estratégia de sua empresa. De atenção a todos, amigos, pessoas de dentro da empresa.
As informações estão em toda parte, nos seus clientes, representantes, concorrentes, na internet jornais, revistas, porém o profissional deve acima de tudo obter esta informações de forma ética, sem praticar espionagem ou qualquer outra forma de se obter dados ilícitos. Ele deve saber ler, interpretar e filtrar estas informações para que posteriormente a empresa tome as decisões corretas.
Perfil do Profissional
Cada vez mais as empresas estão buscando este tipo de profissional que precisa ser alguém curioso, que esteja familiarizado com a empresa setor econômico e etc. Tem que saber traduzir o que esta acontecendo no mercado, o que o cliente está demandado para justamente fazer com que a empresa consiga acompanhar estes movimentos. Não precisa ser necessariamente um profissional formado em Humanas, Exatas, tem que saber buscar as informações, interpretar, filtrar e levar para a empresa analisar e tomar as decisões.
A aplicação do processo
A inteligência competitiva vem sendo aplicada a todo tipo de empresas desde grande, média ou pequena. As 500 maiores empresas americanas tem um profissional dedicado monitorando isso full time. O processo em tese é simples, porém com já dito tem que ser um profissional com astucia, pois, decisões importantes serão tomadas com base em sua análise de dados.
Processo-de-Inteligencia-Competitiva
Vantagens da aplicação deste processo
- Minimizar surpresas advindas dos concorrentes.
- Identificar oportunidades e ameaças.
- Obter conhecimento relevante para formular nosso planejamento.
- Aprender com os erros, acertos e apostas da concorrência.
- Compreender que tipo de impacto nossas ações estratégicas terão sobre nossos concorrentes
- Compreender a repercussão de nossas ações no mercado.
- Rever e realinhar nossa estratégia.
- Garantir meios para uma maior sustentabilidade do nosso negócio.
Conclusão
Uma empresa para manter-se competitiva no mercado deve se antecipar aos seus concorrentes, ser pró-ativa e não reativa, ou seja, reagir somente quando seu concorrente toma alguma postura no mercado.
As empresas que utilizam de forma correta o processo de inteligência competitiva, enxergam mais rápido as tendências de mercado e implantam mudanças e inovações com mais eficácia que seus concorrentes. Estas empresas são percebidas como visionárias pelo mercado. Os clientes percebem que elas os entendem e ”advinham” o que eles desejam, apresentando inúmeras vezes, algo surpreendente que os encanta, sobre o qual eles nem haviam pensado (inovação).
 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010