Como definir o fck do concreto para sua obra


A definição do fck do concreto é uma importante etapa no planejamento de uma obra. Ocorre justamente na elaboração do projeto estrutural, pois é uma das premissas mais importantes para o dimensionamento dos elementos estruturais como vigas, pilares, lajes e fundações.

Para ter tranquilidade e segurança em sua obra é fundamental que você desenvolva um projeto estrutural. Por mais simples que a edificação possa ser uma boa orientação técnica é capaz de aliar segurança e economia para sua construção.

Por isso, mesmo que você consiga definir o Fck do concreto para sua obra com as dicas a seguir, é indispensável contar com o auxílio de um engenheiro neste processo.

·        O que é fck do concreto?



O melhor lugar para encontrar a definição do que é o fck é na norma NBR 6118 – Projeto de Estruturas de Concreto. A norma diz que o fck é a resistência característica à compressão do concreto aos 28 dias de idade.

Na maioria dos casos, a unidade utilizada para o fck é o MPa (megapascal). De forma simplificada, dizer que o concreto possui fck de 25 MPa é o mesmo que dizer que o concreto possui resistência à compressão próxima de 250 kfg/cm².

Com o passar dos anos foi possível desenvolver concretos com resistências altíssimas. Hoje em dia é comum trabalhar com valores próximos de 25 a 30 MPa em obras convencionais, enquanto que no passado a resistência à compressão mais adotada era de 18 MPa.

Com o desenvolvimento tecnológico e a seleção de materiais é possível produzir concretos de alto desempenho que chegam a uma resistência acima de 100 MPa.

Além do fck é possível encontrar nos projetos de engenharia o fckj, que é a resistência à compressão do concreto em determinada idade. Por exemplo, o fck7 é a resistência à compressão do concreto na idade de 7 dias.

Em quais etapas de uma obra o fck do concreto é utilizado?



O fck do concreto é uma característica do concreto fundamental para toda obra.

Ele é definido no início da elaboração do projeto estrutural. Onde é levado em consideração as características da obra, as características da estrutura que será dimensionada, a disponibilidade de material no local onde a estrutura será executada e o custo-benefício de adotar valores cada vez mais altos de resistência.

Ter claro este valor também é essencial na hora de desenvolver um orçamento executivo da obra, pois o preço de um concreto varia conforme a resistência do mesmo.

O fck também está presente no controle tecnológico de uma obra, pois para a estrutura ser atestada e aprovada é necessário que o concreto utilizado atinja o fck definido pelo projeto. Esta verificação é feita com o rompimento de corpos de prova nas idades definidas pelo responsável técnico da obra.        

Ter o fck especificado e bem definido também é importante para o futuro. Caso a edificação construída passe por alterações ou ampliações será necessário ter consciência destes valores para o desenvolvimento de possíveis projetos de reforço estrutural.

Como escolher o fck do concreto para sua obra?



Apesar de ser uma tarefa relativamente simples esta escolha irá interferir diretamente em toda a obra. Por isso, exige certo conhecimento técnica e experiência com obras similares que serão construídas.

Muitas pessoas escolhem o fck conforme experiências anteriores ou até mesmo utilizando a intuição. Mas, o melhor é seguir o que preconiza a NBR 6118 – Projeto de Estruturas de Concreto.

O primeiro passo é definir a classe de agressividade a qual o concreto estará submetido durante sua vida útil. Quanto mais agressivo o ambiente, maior será a resistência à compressão do concreto.

Na norma encontramos a indicação de quatro tipos de classe de agressividade ambiental (veja Tabela 6.1 na NBR 6118):
·        Fraca (I): ambiente rural ou submerso, onde o risco de deterioração do concreto é insignificante;
·        Moderada (II): ambiente urbano, onde o risco de deterioração do concreto é pequeno;
·        Forte (III): marinho e certos tipos de indústria, onde o risco de deterioração é grande;
·        Muito Forte (IV): estrutura que receba respingos de maré e certos tipos de indústria, onde o risco de deterioração é elevado.
Com a classe de agressividade definida é possível escolher a classe do concreto que será utilizado. Dizer que um concreto é da classe C30, é o mesmo que dizer que este concreto terá Fck de 30 MPa.
A tabela 7.1 da NBR 6118 indica uma relação entre a classe de agressividade e a classe do concreto. Existe uma relação diferente para o concreto armado (CA) e o concreto protendido (CP). Como você pode ver abaixo:





Por exemplo, para ambientes com classe de agressividade II (ambientes urbanos), é indicado pela norma a utilização de um concreto com resistência à compressão igual ou maior que 25 MPa.

Para edificações simples o fck escolhido seria 25 MPa, mas ele poderia variar conforme outras características específicas da obra.

Na mesma tabela da NBR 6118 você também encontrará a especificação da relação a/c (água cimento). Que é a relação entre a quantidade de água na mistura do concreto com a quantidade de cimento.

Esta relação está diretamente ligada à resistência final do concreto e também deve ser observada durante a execução de uma estrutura de concreto.

·        Finalizando

Antes de encerrar este artigo é válido dizer que esta definição do fck do concreto é específica para estruturas de concreto. Em serviços simples, como concretagem de passeios, o fck é geralmente definido conforme a experiência do construtor.

Outro ponto a salientar é que a definição do concreto para obras mais complexas exige um conhecimento detalhado do material. Isso exige o acompanhamento de um profissional experiente e capacitado para a atividade.

Você também pode compartilhar este conteúdo com seus amigos, é só utilizar uma das redes sociais abaixo.

Eduardo Daldegan é formado em Engenharia Civil pela PUC-MG. É apaixonado por empreendedorismo e hoje trabalha em diversos projetos. É casado e seu maior empreendimento é a construção da sua família.

19 Comments:

Bruno disse...

Para quem precisa pedir concreto, utilize a nova plataforma que entrou no mercado.
https://www.concretousinado.com.br/

Matheus disse...

Obrigado , ótimo serviço que está fazendo! Belo material!

Anônimo disse...

Muito bacana! Poderia abordar também, como alcança o valor do Fck quando sabemos que será exigido uma maior carga.

Unknown disse...

o conteúdo muito bom .

Unknown disse...

Muito bom o conteúdo! Para quem precisa pedir concreto, utilize o Concrete Já, o único app totalmente dedicado a compra e venda de concreto usinado. Mais informações: https://www.concreteja.com.br

Nani disse...

Boa noite
Tenho duvida para fazer o piso de garagem de minga casa, nele ficara estacionado um caminhao pequeno hr e um veiculo de passeio. Qual o fck que devo usar pous em algumas tabelas diz 10 e em orcamento de concreto pronto me disseram 30

Anônimo disse...

obrigado

Rox disse...


https://www.concretousinado.com.br/

Unknown disse...

Pra laje qual é mpa certo 20 ou 25 ou de 30 ou 35 falar aí por favor que saber responder aí

Clube do Concreto disse...

Para a fabricação de lajes pré-fabricadas o ideal é utilizar concretos de 40mpa, já no capeamento em lajes internas 30mpa e externas 35mpa. Esta resistencia é o usual aqui onde trabalho, em Pernambuco, assim se garante um consumo minimo de cimento para que a laje final seja mais isenta de poros e ter uma maior durabilidade.

Eng Ruy ST Guerra

Anônimo disse...

Boa matéria. Só fiquei curioso quanto ao significado das iniciais faço.

Anônimo disse...

Iniciais fck

Anônimo disse...

Fck 30

Anônimo disse...

Uma aula primorosa!

Anônimo disse...

Ótimo

Anônimo disse...

Em uma viga de 7mts ×0,60×0,20 cm,qual o fck indicado?

Anônimo disse...

Com um vão livre de 7mts

Anônimo disse...

A ferragem e muito importante numa viga dessa ,fck 30

Anônimo disse...

Olá boa noite vô fazer uma laje que vô usar ele com piso superior qual fck devo usar

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010