Curva de Abrams


 A resistência do concreto depende de vários fatores mas o mais importante é o fator água/cimento  (a/c), esta é uma relação do peso de água e o peso do cimento. Quanto menor for este fator maior será a resistência do concreto. 

Quem primeiro conheceu esta relação de dependência foi Abrams em seu trabalho que foi publicado em 1919. Abrams demonstrou baseando-se em pesquisas laboratoriais que a resistência do concreto dependia das propriedades da pasta de cimento endurecida, a qual por sua vez, era uma função direta do fator água/cimento (a/c).


A chamada Lei de Abrams é utilizada para a formação da curva de correlação do fator água/cimento (a/c) em função de uma dada resistência a compressão do concreto para uma determinada idade. Para os pré-fabricados de concreto é interessante ter-se estas curvas para as idades de 1, 3, 7 e 28 dias. 
Abaixo uma demonstração desta curva de correlação,inclusive com sua fórmula determinada pelo programa Excel:


Link para esta planilha em Excel com as curvas de Abrams: 
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgELkAK/correlacao-agua-cimento-vs-resistencia 

Abaixo Link para download planilha em Excel para calculo da equação da curva de Abrams, sem ser feita por meio gráfico ou seja através de cálculo matemático, veja abaixo:

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgELgAE/curva-abrams

Estudo

Para determinar o fator a/c que está contido no traço é necessário se determinar a umidade do concreto de cada traço que está sendo utilizado realmente, com os  ensaios mencionados na postagem de água de amassamento.

 Estudo de Abrams do ano de 1918 com a tradução do professor Eduardo C. S. Thomaz onde foram feitos mais de 50.000 ensaios para chegar as suas sugestões, com o seguinte link:http://aquarius.ime.eb.br/~webde2/prof/ethomaz/cimentos_concretos/abrams_dosagem_rev11.pdf
 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010