Cimento e Concreto

Existem dúvidas de alguns fabricantes de artefatos de cimento a respeito da resistência do cimento e da resistência do concreto. A principal dúvida é se tivermos dois cimentos como exemplo o CPIIF-32 e o CPIIF-40 com resitencias praticamente iguais, qual será o cimento que irá produzir um concreto mais resistente? sabendo-se que o cimento CPIIF-40 é mais fino em cerca de 15%.

No ensaio do cimento que é normatizado pela NBR7215 das normas da ABNT, o cimento é caracterizado em um ensaio de corpos de prova de argamassa de 5x10cm, onde a relação água/cimento é constante, é quando cimento mais finos tendem a produzir resistências maiores.

Se o cimento CPIIF-32 praticamente obteve resistência igual ao cimento CPIIF-40 neste ensaio de argamassa, mas como o cimento CPIIF-40 foi produzido com uma finura maior logo teremos uma maior probabilidade de se produzir um concreto de maior resistência, haja visto que as partículas mais finas deste cimento irão produzir uma pasta com menos poros.

Deve-se atentar também que no concreto existe um ajuste de água para se obter uma determinada trabalhabilidade, o que não ocorre no ensaio do cimento, onde a água é prefixada.
 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010