Fatores que Influenciam a Resistência do Concreto


O concreto é um material que resiste bem aos esforços de compressão e mal aos de tração. A resistência à tração é da ordem de um décimo da resistência à compressão. Resiste mal ao cisalhamento devido às tensões de distensão que se verificam nos planos inclinados. A resistência do concreto é função, principalmente, da resistência da pasta de cimento endurecida, da resistência do agregado, da ligação de pasta-agregado, da idade, do tipo de cimento entre outros.

1-   A resistência da pasta de cimento endurecida depende principalmente do quanto  hidratou o cimento e da porosidade desta pasta. A porosidade é o fator mais influente sobre a resistência que é medida pela relação água cimento (a/c), quanto mais alta esta relação mais baixa será a resistência. O excesso água colocado na mistura para que se obtenha uma consistência necessária ao processo de mistura, lançamento e adensamento ocasionam, após o endurecimento, vazios nesta pasta de cimento. Quanto maior o volume de vazios, menor será a resistência do material.

2-      A resistência do agregado deve ser superior à resistência do concreto.

3- Na ligação pasta-agregado depende de sua textura superficial e da natureza química dos agregados. A forma e textura podem alterar a área especifica nas superfícies de forma cubicas aumentam-se as resistências o que é perceptível no caso de tração na flexão. No caso de superfícies arredondadas como os seixos rolados tendem a serem menos resistentes do que aqueles confeccionados com pedra britada, mesmo possuindo o mesmo fator água/cimento, isto devido a menor aderência pasta / agregado. Este efeito só é significativo para concretos de elevada resistência.A granulometria do agregado graúdo também influencia a resistência do concreto. Concretos confeccionados com britas de menor diâmetro tendem a gerar concretos mais resistentes quando é mantida a mesma relação água/cimento.

4- Idade do concreto, a resistência do concreto progride com a idade, devido ao processo de hidratação do cimento que se processa ao longo do tempo. Em projetos, é usual utilizar a resistência do concreto aos 28 dias como padrão, após esta idade (para o cimento Portland Comum).

5. Quanto ao tipo de cimento, a composição química do cimento (proporção de C3S e C2S) influencia na resistência do concreto, bem como a adição de escórias e pozolanas. Quanto mais fino for o cimento, maiores são as resistências iniciais do cimento.

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010