Abrams - A relação água/cimento

A relação água/cimento é o parâmetro mais importante na composição de um concreto.Esta relação tem influencia na resistência do concreto, na durabilidade e na retração.Esta relação é que determina a estrutura interna, ou seja da pasta (cimento e água).

Seu valor é o resultado da relação dos pesos de água e do cimento contidos no concreto.É simples, basta dividir o peso de água pelo peso do cimento contido em um certo volume de concreto.

A relação água/cimento cresce quando se aumenta o conteúdo de água na mistura e diminui quando se diminui o conteúdo de água na mistura. Quanto mais baixo for esta relação maior será o favorecimento das propriedades citadas do concreto.

A importância desta relação foi descoberta a quase um século atrás por Duff A. Abrams especialista de concreto nos EE. UU. esta descoberta foi realizada após inúmeros ensaios do concreto de diversas composições de mistura.

A hidratação do cimento se completa aproximadamente quando este fator alcança a 0,20 ou seja para cada 100gr de cimento e 20gr de água. Quanto maior for o excesso de água maior sera o teor de poros capilares na pasta do cimento reduzindo a sua resistência. 
Vamos ver o seguinte, se tivermos um fator água cimento igual a 0,70 teremos uma composição desta forma:
  
-70 g de água com 100 g de cemento = (a/c = 70/100=0,7). 
- As primeiras 20 g são fixada quimicamente. 
- As 20 g seguintes são fixadas por adsorção.
- As 30 g restantes da água formas uma rede de capilares livres.

Logo temos as seguintes constatações: 

1. A influencia da relação água / cimento só refere-se a pasta de cimento endurecida e não depende do teor de cimento e nem mesmo das propriedades dos agregados que compõe a mistura do concreto. 

2. A resistência do concreto diminui com o aumento do fator água/cimento. Devido a este aumento de água a compacidade da pasta de cimento diminui.

3. Estes interstícios se denominam de poros do gel. Seu volume é constante e é equivalente a 28%. O seu diâmetro é de 2 x 10–6 mm.

4. Os poros capilares têm um diâmetro de 10–3 mm a 10–5 mm 3. A porosidade é incrementada devido ao aumento da relação água / cimento que acarreta una diminuição da compacidade e como consequência da resistência química do concreto.

5. A quantidade suplementar de água, que fica livre na pasta de cimento endurecida provoca uma alteração na propriedade do concreto no seu coeficiente de retração.

Mais informações suplementares podem ser lidas no Estudo Técnico 67 da Associação Brasileira de Cimento Portland - ABCP. 
 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010