Como aumentar a resistência ao cizalhamento em alvenaria com blocos de concreto


A fim de aumentar a resistência ao cisalhamento de alvenaria construída com blocos de concreto vibrado no Laboratório de Estruturas na Pontificia Universidad Catolica del Peru e com o financiamento parcial da empresa Firth Indústrias Peru SA testes de compressão foram realizados em cizalhamento de muros variando o processo de construção tradicional. As variantes foram introduzidos: o uso de juntas de argamassa em substituição completa de fita tradicional, o endurecimento das articulações, e a cura da alvenaria. Estes técnica, econômica e simples de aplicar, desde resultados satisfatórios.





Devido à alta sucção dos blocos cerâmicos, estas unidades devem ser regadas por 25 minutos 10 horas antes de ser assentadas, caso contrário, irão absorver água argamassa de secagem rápida, o que reduziria a adesão entre a argamassa e tijolos colocado na linha imediatamente acima. 

Esta operação não pode ser realizado em blocos de concreto vibrado, por causa da sua elevada variação volumétrica seria esticar quando molhado e então encolher quando esta seca, levando à formação de fendas nas paredes. Por esta razão, os blocos de concreto devem se assentar no seu estado natural, seco após a limpeza.


 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010