Concretagem durante o inverno



Durante o inverno, muitas regiões do Brasil apresentam temperaturas baixas. Nessa época e nesses locais é preciso tomar alguns cuidados durante as etapas da construção civil. Por exemplo, a preparação das concretagens exigem cuidados especiais. De acordo com a norma brasileira ABNT NBR 7212 – Execução de concreto dosado em central – Procedimento, no item 4.5.4, para fazer o lançamento do concreto a temperatura ambiente mínima deve ser de 5°C.

Essa norma também determina a interrupção da concretagem quando a temperatura ficar abaixo de 0°C nas 48 horas seguintes, salvo condições especiais estabelecidas no projeto – item 9.3.2. Nas baixas temperaturas, a água contida no concreto pode congelar, interrompendo o processo de endurecimento e provocando um aumento de volume. Ou seja, criam-se tensões internas na massa do concreto, ocasionando separação dos materiais componentes, já que a sua resistência, ainda é insuficiente para impedir esse fenômeno. Por isso, mesmo que a hidratação não seja interrompida, o ganho de resistência mecânica é bastante retardada e deve ser previsto nas fases posteriores à concretagem.

As normas nacionais e internacionais recomendam cuidados especiais na execução das concretagens durante o período de inverno. Abaixo, saiba quais as principais

- Elaboração de plano de concretagem para rápida aplicação do concreto, tendo em vista o acesso dos equipamentos, como bombas de concreto e caminhões betoneiras ou deslocamento de carrinhos e jericas.

- Disponibilização de mão de obra extra para ajuda na aplicação e demais cuidados para agilizar o transporte do concreto, lançamento, adesamento e cura.

- Manutenção, na obra, de quantidade suficiente de material isolante, tais como lençóis plásticos, lonas, papel impermeável, mantas de palha, sacos de aniagem ou de papel, para cobrir o concreto e as formas, logo após a aplicação, com o objetivo de manter o próprio calor do concreto.

- Manutenção das formas por mais tempo, já que servem de proteção contra o frio, além do fato de que o endurecimento do concreto se faz de maneira mais lenta.

- Manutenção de vibradores de reserva para evitar a interrupção da concretagem.
Todos esses cuidados devem ser supervisionados pelo engenheiro da obra, que determinará os quantitativos de tempo de desforma, material isolante, mão de obra, enfim, todo o planejamento da concretagem.

Informações e imagem: Cimento Itambe
 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010