Benefícios do Concreto Permeável - ABESC

Cimento Portland, aditivos, agregado graúdo, pouco ou nenhum agregado miúdo e pouca água compõem o Concreto Permeável, importante para a recuperação da capacidade de infiltração do solo perdida com o avanço das áreas urbanas. Ou seja, o Concreto Permeável diminui os riscos de enchentes e recupera áreas degradadas. Além disso, permite recarregar os aquíferos subterrâneos e reduz a velocidade do escoamento das águas. Nas áreas urbanas, promove ganho ambiental e econômico.

Aplicações e cuidados

O Concreto Permeável deve ser colocado sobre uma sub-base permeável bem compactada. A água que passa pelo sistema formado pelo concreto permeável + sub-base + solo age como um filtro natural removendo materiais indesejados (óleos, graxas e outros poluentes, por exemplo).
A aplicação do Concreto Permeável deve obedecer aos mesmos critérios e cuidados que todo pavimento de concreto exige: boa sub-base; compactação adequada; aplicação de juntas; boa cura.

A manutenção do piso de Concreto Permeável é muito pequena. Por isso, é necessário impedir o fechamento dos vazios, não permitindo que folhas ou outros materiais façam essa obstrução. Periodicamente, o piso deve ser limpo (varrido ou aspirado) e lavado com pressão.

Usos

O Concreto Permeável é aplicado nos Estados Unidos desde 1970 como alternativa de sistemas de complexos de drenagem e áreas de retenção de água (estacionamentos, ruas e acostamentos, calçadas, quadras de tênis, deck de piscinas, áreas de zoológicos e celeiros). Este tipo de concreto é largamente utilizado em barragens nas redes de drenagem junto aos maciços rochosos, sob as galerias de inspeção.

Benefícios
Esse pavimento é considerado área drenante, e permite uma melhor utilização da área construída no terreno.

- Ambientais: Reduz as enxurradas causadas pelas chuvas; Protege riachos e lagos; Restabelece as águas subterrâneas; Permite levar água e oxigênio para as raízes da vegetação.

- Econômicos: Elimina ou diminui os sistemas de estancamento de águas de chuva, como piscinões; Permite um aproveitamento mais eficiente dos terrenos.

Informações e imagens: Site Associação Brasileira de Serviços de Concretagem