O que precisamos saber sobre uma concretagem? com vídeos

jul 7, 2013

A liberação do lançamento do concreto só pode ser feita depois da verificação das fôrmas, armaduras, limpeza, slump test e conferência dos dados solicitados em nota fiscal.

Verificação das fôrmas: se estão em conformidade com o projeto; se o escoramento e a rigidez dos painéis são adequados e bem contraventados; se as formas são limpas, moldadas e as juntas bem fechadas.

Verificação da armadura: bitolas, quantidade e posição das barras de acordo com o projeto; se as distâncias entre as barras são regulares; se os cobrimentos nas laterais e no fundo são respeitados. A armadura das lajes deve ser regular, eventuais deslocamentos precisam ser corrigidos.
Verificação da nota fiscal: Se as informações solicitadas são as mesmas.
Assista ao vídeo:

SLUMP TEST

O ensaio do abatimento do concreto, também conhecido como Slump Test, é realizado para verificar a trabalhabilidade do concreto em seu estado plástico, buscando medir sua consistência e avaliar se está adequado para o uso a que se destina. A consistência é um dos principais fatores que influenciam na trabalhabilidade do concreto, sendo que esta última depende também de características da obra e dos métodos adotados para o transporte, lançamento e adensamento do concreto. A trabalhabilidade é uma propriedade do concreto recém-misturado que determina a facilidade e a homogeneidade com a qual o material pode ser utilizado.

Slump test Corpo de prova do concreto

FCK

Resistência Característica do Concreto à Compressão (fck) é um dos dados utilizados no cálculo estrutural. Sua unidade de medida é o MPa (Mega Pascal), sendo:

Pascal: Pressão exercida por uma força de 1 newton, uniformemente distribuída sobre uma superfície plana de 1 metro quadrado de área, perpendicular à direção da força.

Mega Pascal (MPa) = 1 milhão de Pascal = 10,1972 Kgf/cm².

Por exemplo: O Fck 30 MPa tem uma resistência à compressão de 305,916 Kgf/cm².

Todos os dados estão corretos? Então o serviço pode ser liberado.

Durante o lançamento do concreto é importante observar o adensamento, quando usado os vibradores de imersão, eles devem ser introduzidos na massa de concreto em posição vertical ou pouco inclinada, para não prejudicar o seu funcionamento, mas nunca com inclinação maior que 45 em relação à vertical. A duração de vibração depende da plasticidade do concreto, garantindo uma boa mistura de agregados, mas deve-se evitar uma duração longa demais, que pode provocar uma desagregação do concreto. Se com uma longa prática se ganha a capacidade de sentir a reação do concreto, e por este motivo é importante escolher com muito critério o operador do vibrador de imersão, e somente ele deve ficar com esta tarefa.

MAPA DE CONCRETAGEM

O procedimento, que prevê a anotação de dados referentes ao concreto recebido sobre a planta da área a ser concretada, permite identificar com exatidão o local onde foi lançado o material saído de cada betoneira. “O mapeamento facilita even­tuais processos de verificação ou intervenção posteriores e deve ser uma prática corrente nas construções”, recomenda Rubens Curti, supervisor dos laboratórios de concreto da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). Veja o vídeo sobre o Mapa de concretagem no link: http://migre.me/fmkYn

CURA

Enquanto não atingir resistência satisfatória, o concreto deve ser protegido contra mudanças bruscas de temperatura, secagem rápida, exposição direta ao sol, a chuvas fortes, agentes químicos, bem como contra choques e vibrações que possam produzir fissuração na massa de concreto ou prejudicar a sua aderência à armadura.

Ao término da obra deve ser elaborado um relatório conclusivo, contendo todos os resultados obtidos e análises efetuadas, encerrando com um parecer conclusivo da qualidade dos materiais constituintes do concreto, emitido pelo responsável pelo controle.

Fonte:
ABNT NBR NM 67 – Concreto – Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone

ABNT NBR 6118 – Projeto de estruturas de concreto – Procedimento

ABNT NBR 7212 – Execução de concreto dosado em central— Procedimento

ABNT NBR 12655 – Concreto de cimento Portland – Preparo, controle e recebimento – Procedimento