Dosagem do concreto no método dinâmico


O método dinâmico para o projeto de mistura de concreto e argamassa (MD) é a ferramenta usada para tomar decisões em trabalhos de pesquisa, construção de obras de engenharia e programas de melhoria contínua.

Uma das suas principais aplicações é que ele permite a criação e orçamento de betão e as misturas de argamassa, em peso e volume, produzida com o cimento Portland, adições, aditivos, etc

O MD é ideal para a produção de concreto molhado para lajes, pilares, vigas, etc, e seco de concreto vibro-compactados de pavimentação e unidades de pré-moldados (telhas de duas camadas, pavers, blocos, etc), avaliados pelos padrões que regem o teste métodos para testes de compressão, flexão, tração e cisalhamento.

O método é uma extensão matemática e estatística do método Marshall utilizada para conceber-phalt como misturas de betão. Sua base é o "princípio universal do teor de umidade ideal", que estipula: "A trabalhabilidade ea textura final do concreto dependem da mesma natureza da mistura".

Seu nome é "dinâmico", porque depois de laboratório de ensaio de um espécime de concreto, o profissional pode simultaneamente corrigir a composição do mix, seja projetada em peso ou em volume, e ajustar o orçamento.

Um dos principais benefícios do MD, consiste em que o software permite sistematizar os processos e credenciar a planta como um todo (ISO 9000, 9001, 9004 e outros). Além disso, também reduz as etapas da produção de misturas e as "não conformidades" "", e otimiza o uso de materiais no local e reduz os custos de transporte de amostras, controle de qualidade e testes de laboratório. Tudo isso quando o MD é usado em conjunto com uma planta de mistura de concreto,

Longe do princípio clássico estabelecida "a força de um betão ou argamassa é diretamente proporcional à relação água / cimento e a maior densidade de agregados", o MD dá origem a uma nova teoria de dosagem que se estende aplicações misturas e facilita a escrita e discernimento sobre isso, definir matematicamente vários índices como: fator de eficácia, operacionalidade, cimento con-tenda, teor de umidade ideal e textura.
Continua no link abaixo.

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010