Ensaiando um tubo de concreto nos Estados Unidos.

No campo da engenharia é muito comum se ouvir as letras ASTM, por causa dessa associação é responsável por definir os padrões de qualidade de muitos materiais, tornando-se um dos maiores contribuintes do ISO técnica e tem uma liderança sólida na definição de materiais e métodos de ensaio, em quase todos os sectores de atividade, um dos mais tradicionais é a indústria da construção.

Para o Brasil é regido pela ABNT-Associação Brasileira de normas Técnicas.

Nos Estados Unidos, a qualidade do concreto recebido grande atenção no século XX para ser o maior centro de estudos ou ASTM American Society for Testing and Materials. Devido ao sucesso de normas ASTM, muitos países têm adotado técnicas e padrões de qualidade estabelecidos pela norma de teste. Hoje quero comentar sobre os testes de resistência em tubos de concreto regulamentados pela ASTM C 497 (Métodos de teste padrão para tubos de concreto, Seções de câmara de visita, ou telha), que descreve o método adequado de testes e ASTM C 76 (Especificação padrão para betão armado Bueiro, Storm Drain, e tubulação de esgoto), que descreve os critérios de aceitação.

As imagens que vou mostrar é o Laboratório de Estruturas, que pertence ao Centro Experimental de Engenharia da Universidade Tecnológica do Panamá, tubos de concreto são um pouco mais de 2 metros de diâmetro e será parte do megaprojeto Canal Expansão Panamá.

No tubo de concreto, por norma, devem ser identificados (data, nome do fabricante e a classe) a armadura do tubo pode ser circular ou elíptica. E antes do ensaio do tubo devem ser inspecionados visualmente para verificar se está em bom estado, e sem rachaduras, deformações excessivas anteriores, entre outras divergências que alienam os resultados desejados.

O teste também é chamado de "três cutelos", uma vez que é suportada na parte inferior por dois suportes separados e no topo é colocado o terceiro onde é realizado o carregamento.

Devido a irregularidades na superfície dos tubos de concreto, é possível aplicar uma camada fina de gesso de modo que a carga é distribuída uniformemente ao longo do tubo, isto é opcional como o proprietário do tubo ou ao comprador cabe decidir se deve aceitar ou não tal camada.

Para aplicar a carga ao tubo acima da camada de gesso (se for utilizado) de uma madeira é colocada depois de uma viga I, com o feixe é a pressão com um macaco hidráulico, estes instrumentos devem ter sido aferido para determinar a resistência do tubo concreto.

Finalmente, o tubo vai até o carregamento da bateria de "D" esta carga é determinada quando uma fenda com um comprimento de 12 cm e uma espessura de cerca de 0,01 centímetros de diâmetro, em seguida, leva-se a última carga ou carga de ruptura, aqui segurança é importante que o tubo se for de concreto simples pode quebrar repentinamente e provocar acidentes.

Todos os parâmetros, instrumentação e outros procedimentos estão detalhados nas normas, muitos parâmetros variam conforme a classe do tubo  e de seu diâmetro e por isso é realmente necessário utilizar o padrão para este tipo de teste.

Posso dizer que eles resistiram com sucesso o carregamento de tubos para o qual foram projetados.

A norma Brasileira que rege é a NBR8890/2008--http://pt.scribd.com/doc/63756341/NBR8890