Qual é a qualidade dos agregados e da água no concreto?

A qualidade dos agregados devem ser tão ótima quanto possível, uma vez que irá determinar a resistência do concreto, a água utilizada deve ser potável. As seguintes considerações serão úteis para se fazer um concreto e  como eles são fáceis de executar.


A Areia
A areia deve ser limpa e duro. Tem de haver resíduos orgânicos, sais, argilas ou outros materiais estranhos.
RETIRAR   os materiais estranhos
Se a uma areia é salobra ou doce, rejeitá-la
Se ao levantar a  areia e se subir muita  poeira  rejeitá-la
Pegue um punhado de areia e quebre os grãos junto ao ouvido. Se ouvir o triturar da areia, rejeita-la.
Pegue um punhado de areia e esfregue-o em suas mãos, se sua mão ficar suja e deve-se rejeitá-la, pois contém muita argila.

Estimativa da quantidade de argila
Em uma proveta de 200cm3 de água colocada com areia, agitar e deixar decantar uma hora. Se, após esse tempo o barro depositado em cima é maior do que 12cm3, rejeita-la

A BritaA brita deve ser limpa e simples, pode ter porosidades, filmes aderentes, sais, argilas ou outros materiais estranhos. NÃO use britas maiores do que 50 mm. (2 ") ou com excesso de pó de pedar.

A sujeira da brita matéria estranha rejeitá-la

Rejeitá-la se você tiver excesso: Lascas (lamelares), pedra porosa, pedra mole, pedras de argila aderindo ou pedras macias.

Água

Se a água é potável, usá-la.

REJEITAR a água suja, salobra ou contém resíduos orgânicos, açúcar, rejeitos da planta de mineração, esgoto ou outros materiais estranhos

AGRADECIMENTOS: WWW.MELON.CL


 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010