Produção do cimento.

9 de agosto de 2013


O processo de produção de cimento envolve quatro etapas principais:

1-Extração e moagem da matéria-prima.
2-A homogeneização da matéria-prima.
3-Produção de clínquer.
4-Moagem de cimento.






A matéria-prima para a fabricação do cimento (calcário, argila, areia, minério de ferro e gesso) é extraída de pedreiras e minas e, dependendo da intensidade e localização do material, se aplicam certos sistemas operacionais e de equipamento. Depois que se extra a matéria prima esta é reduzida a tamanhos menores.

O passo de homogeneização pode ser seca ou úmida, são utilizados dependendo se correntes de ar ou água para misturar os materiais. No processo por via úmida a mistura da matéria-prima é bombeado jangadas de homogeneização e de lá para o forno onde a escória é produzido a temperaturas superiores a 1500 ° C. No processo seco, o material cru é homogeneizado em estaleiros de material com o uso de equipamento especial. Neste processo, o produto químico de controlo é mais eficiente e o consumo de energia é menor, uma vez que não ter de remover a água adicionada com o objectivo de misturar os materiais, os fornos são mais curtos e requerem menos tempo do clínquer sendo submetido a altas temperaturas.

O clínquer obtido, independentemente do processo utilizado no passo de homogeneização é então triturado com pequenas quantidades de gesso para finalmente obter cimento.

Materiais utilizados


Os materiais utilizados para a produção de cimento são:
  • Calcário
  • Argila
  • Areia
  • O minério de ferro
  • Gesso

Estes materiais são a chave para fazer o corpo de cimento e estes são adicionados para mantê-lo, mas você precisa das seguintes máquinas:
  • Silo de cimento: onde é armazenado o cimento.
  • Saldo para o cimento, areia e cascalho: onde os materiais são pesados.
  • Medidor de água: para a quantidade de água presente.
  • Pesador preparação: onde os pesos de mistura.
  • Mistura: Os materiais são misturados para criar concreto.
  • Agitadores Truck: para transportar o cimento enquanto amassar.
Taxa de produção
O tipo de produção é utilizada na produção de cimento em série, uma vez que o cimento é um material largamente utilizado para lote fabricado, pelo que a produção é realizada através da linha de montagem.

Produção de "Cimento Verde"


Em contraste com o tipo de cimento produzido no México comumente cientistasCINVESTAV (Centro de Investigação e Estudos Avançados), pertencente a IPN(Instituto Politécnico Nacional) desenvolveram um cimento "verde" promete reduzir significativamente a poluição causada por este produto que é altamente consumido.


CINVESTAV cientistas liderados por José Ivan Escalante Garcia, desenvolveram um cimento à base de geopolimérico, sua principal vantagem é a redução das emissões de CO2 durante o seu processo de produção, porque exige muito menos combustível no processo de fabricação também é mais durável e resistente que o cimento normal.

A fabricação do cimento comum produz uma grande quantidade de CO 2 , com a utilização de combustível para o calcário aquecimento a uma temperatura superior a 1500 graus Celsius para se obter a cal e a descarbonatação de calcário.

No entanto, esta variante é baseada cimento geopolimérico nenhum carbonato de cálcio utilizado na sua fabricação e pode ser fabricado com a  metade da temperatura ( 750 grausCelsius) e os subprodutos do processo de fabricação podem ser incorporadas com a volta para a produção deste cimento também podem ser incorporados em seu processamento de resíduos industriais como termelétrica de cinzas, escórias metalúrgicas e outras matérias-primas que não necessitam de qualquer tratamento térmico, o que reduz em até 80% as questões ambientais envolvidos no seu desenvolvimento. Além disso, este novo além de ser eco-cimento também é mais barato, porque o custo de produção pode ser 50% menor do que o cimento comum.

Por enquanto, os cientistas procuram passar do laboratório para os testes de campo, onde eles esperam obter melhores resultados experimentais, esperamos ter mais apoio para alcançar o mais rápido possível para ter este produto no mercado, e que, considerando a espiral de industrialização e urbanização no mundo, este novo cimento amigável ao meio ambiente é realmente o que nós precisamos agora.

 
Clube do Concreto | by TNB ©2010