Passo a passo - Ferramenta paquímetro

31 de agosto de 2013

O que é um paquímetro?

Para quem deseja saber o que é um paquímetro, esse instrumento é usado por muitos profissionais que trabalham com peças e precisam conhecer a sua medida exata.
detalhes-paquimetro
Para quem deseja saber o que é um paquímetro, esse instrumento é usado por muitos profissionais que trabalham com peças e precisam conhecer a sua medida exata. É uma ferramenta que trabalha com precisão e serve para medir a distância entre dois lados simetricamente opostos de um objeto. Em geral, o paquímetro é usado quanto se trata de dimensões de pequenas peças, como tubos, parafusos, porcas, etc.
O seu formato é uma régua graduada, com encosto fixo, para que o cursor possa deslizar. O paquímetro também conta com dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor. Assim, ele é ajustado entre dois pontos, a medição é lida em sua régua e, por fim, retirado do local. A escala de medição usada é o nónio ou vernier, ambas permitem uma precisão decimal de leitura através do alinhamento desta escala com uma medida da régua. O mais comum é que os paquímetros sejam de plástico, com haste metálica, ou inteiramente de aço inoxidável. Suas graduações são calibradas a 20 °C.
Ao pesquisar sobre o que é um paquímetro, você descobrirá também que o nônio foi inventado pelo matemático português Pedro Nunes, sendo que era normalmente usado para planear a navegação com uma margem de erro da ordem da dezena de quilômetros. Na França, foi usado na construção de instrumentos de metrologia com escalas de medição muito precisas. Atualmente, as partes de um paquímetro são encostos, orelhas, haste de profundidade, escala inferior (graduada em mm), escala superior (graduada em polegadas), nônio ou vernier inferior (mm), nônio ou vernier superior (polegada) e trava.
O que é um paquímetro e quais os tipos que existem
Embora seja um instrumento relativamente simples, existem muito modelos de paquímetros no mercado. Conheça abaixo os principais:
Paquímetro universal: é o mais usado, uma vez que o seu uso é amplo, podendo realizar medições internas, externas, de profundidade e de ressaltos.
O que e um paquimetroPaquímetro universal com relógio: a diferença do modelo anterior é que conta com um relógio acoplado ao cursor para agilizar o trabalho de medição.
Paquímetro com bico móvel: também chamado de basculante, é mais utilizado na medição de peças cônicas ou peças com rebaixos de diâmetros diferentes.
Paquímetro de profundidade: esse modelo serve para medir exclusivamente a profundidade de furos não vazados, rasgos, rebaixos e outros. Pode ter uma haste simples ou gancho.
Paquímetro duplo: é usado especificamente para medir dentes de engrenagens.
paquimetro-digitalPaquímetro digital: é bastante simples e rápido de usar, pois se chega facilmente ao resultado, também é livre de erro de paralaxe (ângulo de visão) e o seu uso é ideal para controle estatístico de processo.

Cuidados com o paquímetro

Para ter resultados corretos e preciso, exigem-se alguns cuidados com o paquímetro, entre eles, manter o cursor e o encosto limpos. Já a peça que será medida deve estar bem posicionada entre seus bicos. O instrumento não deve ser exposto à luz solar diretamente, não deve ser desmontado e o seu usuário deve evitar choques ou movimentos bruscos, além de não apertar forte os bicos sobre o objeto que será medido.
É necessário que, ao utilizar o paquímetro, utilize-se uma pressão apropriada e constante, fazendo a leitura sem retirar o instrumento da peça. Para tanto, abre-se o paquímetro antes de retirá-lo da peça medida, sempre que possível. Outra recomendação é guardar o instrumento no seu estojo e colocá-lo em lugar seco e sem influência direta de calor ou sol.
Exemplo de como usar o paquímetro
O que e um paquimetroEntenda como usar o instrumento com o passo a passo a seguir:
1º passo: observar se o zero do nônio ultrapassou alguma polegada inteira. Se ultrapassou, sabe-se que tem mais de uma polegada.
2º passo: verificar quantos traços na escala fixa o zero no nônio ultrapassou na escala principal. Se, por exemplo, o zero do nônio ultrapassou três traços(cada traço da escala principal vale 1/16″), significa que ultrapassou 3/16″.
3º passo: identificar qual traço do nônio coincide com algum traço da escala principal. Se o quinto traço do nônio coincide com um traço da escala principal(cada traço do nônio equivale a 1/128″) significa 5/128″.
4º passo: somar as medidas encontradas no nônio e na escala principal. Assim, 3/16″+5/128″(tem que tirar MMC, neste caso vai ser 128)=24/128″+5/128″=29/128″. Nesse exemplo, a medida é uma polegada e vinte e nove avós de polegada (1 29/128″).
Por Vivian Fiorio e Fábio Henrique
http://www.industriahoje.com.br/o-que-e-um-paquimetro
 
Clube do Concreto | by TNB ©2010