Holanda cria ciclovias inteligentes que não congelam e ‘acendem’ no escuro





Faixas ‘acendem’ para garantir visibilidade ao ciclista. (Foto: BBC)
Não é de se espantar que as principais inovações para as bikes nasçam em um país em que o número de magrelas é maior, até mesmo, do que o número de pessoas. Na Holanda há, aproximadamente, 18 milhões de bikes enquanto sua população é de 16,5 milhões. Mesmo com um alto número de pessoas que usam a bicicleta, segundo reportagem da BBC, nos próximos 20 anos, o governo holandês quer aumentar em 20% o uso deste meio de transporte no caminho de casa até o trabalho.
Sendo assim, muitos pesquisadores vão para o país para desenvolver novas ideias e projetos que estimulem e qualifiquem o uso da bike localmente e mundo afora. As mais novas invenções, que ainda estão em teste, são as ciclovias que não acumulam gelo no inverno intenso e outras que acendem quando a noite chega.  Essas tecnologias garantem a saída com a bike independente do clima e da hora.
Uma das empresas criativas usa tubos de plástico, abaixo do concreto, por onde passa água aquecida do solo. Isto impede que o gelo se forme na ciclovia. Já outra desenvolvedora está testando uma tinta sensível à luz para ser usada na sinalização do chão, que acumula energia como uma bateria e faz as faixas brilharem no escuro! Saiba mais no vídeo abaixo:
Boas ideias! O país da bicicleta está provando que também é o país da criatividade, não é mesmo?!
Fonte: BBC


 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010