Slump o método na Venezuela (cone de Abrams) - COVENIN

É o teste que é feito para o concreto em seu estado fresco, para medir a sua consistência ("abatimento" de concreto). O teste consiste em encher um molde de metal de dimensões normalizadas em três camadas, socando com uma haste com 25 penetrações e, após a remoção do molde, no concreto que sofreu um abatimento é feita esta medição desta altura que abateu o concreto, esta medida em centímetros é o seu Slump.

Esta medida é realizada com a medição da haste em cima do cone até altura do concreto que abateu.
Como padrão se faz logo após o ensaio de Slump a moldagem de corpos de prova cilíndricos para o teste de resistência a compressão, em diversas idades, para se determinar a força de compressão máxima desta amostra em particular, isto é realizado com uma carga aplicada axialmente.

FINALIDADE

Este é o o método de teste padrão da Venezuela para determinar o assentamento do concreto fresco (nas obras e no laboratório), utilizando o cone de Abrams.

O ensaio é  adequado para aplicar os intervalos do método de ½ "(15 mm) a 8" (203 mm) e não é aplicável para as misturas em que há quantidades significativas de agregados maiores que 1 ½ "(3,75 cm).



 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010