Concreto preparo e recebimento -ABESC

Pontos Importantes Que Você Precisa Saber Sobre a Norma de Preparo de Controle e Recebimento do Concreto - NBR 12.655/Maio-96

1       

1. Por Que Seguir a Norma Técnica? 0 profissional que segue as exigências das Normas Brasileiras está dentro da lei. Isto porque, segundo o Cap. V, Seção IV, Art. 39°, inciso 8º do Código de Defesa do Consumidor, todo produto ou serviço só pode ser fornecido quando estiver em acordo com as Normas Brasileiras. Isto inclui o concreto.

2. Todo Tipo de Concreto Deve Ser Controlado?Todo concreto com função estrutural: sapatas, vigas, pilares, lajes, etc. deve ser controlado. Isto significa que os materiais que serão empregados no concreto: cimento, água, areia, brita e aditivos, devem ser previamente analisados antes de sua utilização para garantir a resistência do concreto. Isto vale tanto para o concreto de concreteira (Concreto Dosado em Central), como para o concreto executado na obra. A Norma visa o controle de qualidade adequado do concreto, independente de sua origem.


3. Quem é o Responsável Pelo Controle de Qualidade Do Concreto?0 recebimento e o controle do concreto é de responsabilidade do proprietário da obra ou de seu representante. A Nova Norma exige que os certificados de ensaios de controle de materiais e da resistência do concreto fiquem permanentemente disponíveis às autoridades fiscais durante todo o tempo de construção da obra e, após a conclusão da mesma, pelo tempo previsto na legislação.


4. Quem é o Responsável Pelo Concreto?
Quando o concreto for executado na obra, a responsabilidade cabe ao profissional encarregado pela execução desta (Engenheiro Civil, Arquiteto, Técnico em Edificações).
Quando o concreto for de concreteira, é o encarregado da central que assume toda responsabilidade. Este deve cumprir todas as prescrições desta norma e da NBR 7212 . Execução de Concreto Dosado em Central. Todos os resultados de ensaios devem ficar à disposição dos interessados na Central e devem ser fornecidos sempre que solicitados.
A NBR 12654 Controle Técnològico de Materiais Componentes do Concreto, lista todos os ensaios que devem ser realizados com a areia, brita, cimento, aditivos e água.


5. Como Dosar o Concreto?
1
A dosagem experimental é obrigatória para concretos com fck 15 MPa (150kg/cm²) ou superior. Portanto, antes de se usar o concreto na obra, deve ser feito um teste em laboratório, para comprovar que ele atingirá a resistência especificada pelo calculista.
Para isto, a obra ou concreteira devem contar com um laboratório e fornecer amostras de todo o material (areia, brita, cimento, água e aditivos) que será utilizado para preparar o concreto. Nestes casos não se permitem dosagens empíricas (como por exemplo: o traço 1:2:4).
Para concretos com fck superior a 25MPa (250 kg/cm²), a medida dos materiais (areia, brita, cimento, água e aditivos) deve ser em massa. Em função das características destes materiais, o laboratório determinará um traço em massa.
Toda vez que mudarem os fornecedores dos materiais (tipo de pedra ou cimento, por exemplo) o traço deverá ser reestudado.


6. Existe Alguma Exigência Para Consumo Mínimo de Cimento ?
1
Quando o concreto for dosado em volume (caixas, latas etc.) e não em massa (balança), com estimativa da umidade da areia (isto só é permitido para concretos com resistência até fck20 MPa ou seja, 200 kg/cm²). Exige-se um consumo mínimo de 300 Kg/m³ (em geral 6 sacos de cimento por metro cúbico de concreto) para concreto de fck 10 MPa (100Kgf/cm²) preparados com traços pré-estabelecidos (empíricos) para concretos de resistências maiores que fck 15 MPa, exige-se dosagem racional, ou seja, traços calculados e testados à partir de ensaios normalizados.
Exige-se ainda, o controle da quantidade de água através do ensaio de abatimento (slump-test).


7. Os Ensaios Prévios São Suficientes, Ou Existem Outros?
Além dos ensaios prévios, a Nova Norma exige que para todo o concreto estrutural sejam realizados ensaios de rompimento de corpos de prova para Cada lote de concreto como controle da resistência do concreto da estrutura.


Tabela a ser seguida para a formação dos lotes:
1
(*) pilares, placas, vigas de transição, tubulão, brocas, blocos de fundação,
(**) lajes, vigas, paredes de caixa de água, escadas.
(1) Este período deve estar compreendido no prazo total máximo de 7 dias as interrupções para tratamento de juntas

A tabela acima refere-se à formação de lotes de concreto. Para cada lote formado, exige-se o mínimo de 6 exemplares extraidos de diferentes amassadas (betonadas). Cada exemplar deve ter, no mínimo, 2 corpos de prova para cada idade.
Define-se lote como sendo o volume de concreto que será avaliado. Deve ser uniforme, ou seja, de mesmo traço (composição) e dosado na mesma central.
      

8. Corpos de Provas - Cuidados
A ruptura de corpos de prova de concreto é o ensaio mais importante para atestar a qualidade do concreto.
O preparo do corpo de prova deve ser feito adequadamente (NBR 5738), evitando que resultados falsos causem problemas tanto para o proprietário da obra quanto aos profissionais responsáveis pela execução e controle da obra.
As recomendações abaixo são importantes para garantir o controle adequado do concreto através do ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos (CP'S).

ANTES DA MOLDAGEM - VERIFIQUE: 
 
  • Local adequado à moldagem dos cp's, protegido de sol chuva, vento , livre de vibrações etc;
  • Se o moldador é habilitado. Evite mudar de moldador;
  • Os equipamentos: molde, haste, concha, colher de pedreiro ou régua metálica, etc. 
DURANTE A MOLDAGEM, VERIFIQUE:
  • O critério de amostragem (tabela do item 7);
  • A qualidade da amostragem, ou seja, retire após descarga de 0,15 e antes que tenha descarregado 0,85 do volume transportado;
  • A consistência do concreto pelo abatimento do tronco de cone (NBR 7223);
  • A distância do local de moldagem para o local de permanência dos cp's nas primeiras 24 horas, evitar choques e inclinação do molde;
  • A uniformidade da amostra e o volume adequado à realização dos ensaios(1,5 vezes o volume necessário);
  • Elaborar 2 cp's , no mínimo, para cada idade de ensaio;
  • Moldar os cp. conforme a NBR 5738.
  •  No caso de Corpos de Prova Cilindricos com dimensão Básica 150 mm  moldar em 3 camadas com 25 golpes cada camada;
  • Vibrar com a haste após o adensamento de cada camada;
  • O perfeito acabamento do topo do cp.;
  • Cobrir os cp's após a moldagem;
  • Que os cp's sejam perfeitamente identificados, evitando riscar a sua superfície.
DEPOIS DA MOLDAGEM, VERIFIQUE: 
  • As condições de armazenamento dos cp's durante as primeiras 24 horas;
  • Que durante a desmoldagem os cp's não sofram golpes;
  • Que após a desmoldagem os cp's sejam identificados sem alteração da superfície;
  • Que os cp's sejam transportados, com cuidado, até o laboratório, evitando-se a microfissuração. 

9. COMO SABER SE A PEÇA CONCRETADA ATINGIU A RESISTÊNCIA?
1
Através do item 7.2.3 da NBR 12655 que descreve como deve ser realizado o controle estatístico do concreto após o rompimento dos corpos de prova. 0 resultado deve ser comparado com o valor do fck especificado pelo calculista.

10. OS RESULTADOS DE ENSAIOS DE MATERIAIS E DE ROMPIMENTO DE CORPO- DE-PROVA DEVEM SER GUARDADOS? 
Sim. Segundo a NBR 12655, todos os resultados de verificação das propriedades do concreto e de seus materiais ou eventuais correções de ajuste devem permanecer sob os cuidados do profissional responsável pela execução da obra e à disposição da fiscalização, no próprio canteiro de obras.
Além disto, devem ser arquivados e preservados de acordo com a legislação vigente.
Quando se trata de concreto de concreteira (Concreto Dosado em Central), os resultados devem ficar à disposição dos interessados na própria central e devem ser fornecidos sempre que solicitados.

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010