Como ser mais criativo no trabalho?


1. Abra espaço para o absurdo

Antes de recusar uma ideia, pergunte-se: por que não?“Se a ideia for realmente bobagem, a pessoa pode modificar a proposta louca até transformá-la em algo viável”.


2. Tire as algemas do pensamento


Um caminho para a “serendipitade” (tradução do neologismo "serendipity", que significa descobertas feitas por acaso) ou para, digamos, “epifanias” que podem mudar o curso de uma carreira é dar vazão para o pensamento livre, fluído.


3. Exponha-se às novidades

Não se restrinja aos mesmos ambientes e modos de pensar. Não custa tanto assim sair da caixa. Quando um grupo trabalha juntos por muito tempo, fazendo sempre a mesma coisa, acabam com um pensamento muito parecido. Por isso, é bom aceitar gente nova. Isso chacoalha!! 

No dia-a-dia, a dica é abrir-se para o novo. Invista em relacionamentos com pessoas que não trabalham na mesma área que você, leia livros e revistas que têm pouca relação com seu trabalho, assista filmes e ouça músicas de estilos que nunca viu. Em suma: estimule-se a desbravar o mundo para além daquilo que a sua vista alcança – por enquanto.

4. Pratique brainstorm

O termo até foi banalizado. Mas, de acordo com os especialistas, se feito da maneira certa, rende bons resultados. A estratégia é simples. Chame um grupo de pessoas, descreva o problema em questão com apenas uma palavra. Peça para cada membro do grupo dizer palavras relacionadas (ou não) com o termo em questão.


5. Durma


Pesquisas da Universidade da Califórnia (EUA) apontam que a fase REM, quando acontecem os sonhos durante os sonos, estimula a criatividade mais do que outro período do sono ou quando você está acordado. Durante os estudos, as pessoas que chegaram a essa fase do sono, tiveram um rendimento 40% melhor em testes de criatividade após o sono do que antes do período. 

Agora o jeito é começar a praticar! Na verdade, essas são apenas 5 das MUIIIIIIIIITAS infinitas possibilidades de incentivar. A essência da criatividade, na minha humilde opinião, é experimentar o novo constantemente e fazer conexões com essas informações. 


Atreva-se eventualmente a mudar o trajeto para o trabalho. Ir em um lugar que você não costuma frequentar. Conhecer novas pessoas. Experimentar novos sabores. Escutar um novo ritmo musical. Mudar os móveis de lugar. Movimento é importantíssimo.

0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010