As etapas da construção de uma equipe

O segredo de um grande sucesso está no trabalho de uma grande equipe.

Trabalhar na construção de uma equipe é uma tarefa importante e fundamental para um líder. Muitas vezes percebo uma mistura de comportamentos e ações que dificultam a consolidação dos processos e o comprometimento das pessoas.



Uma definição que gosto sobre equipe é de John Katzenbach, especialista em gestão de pessoas e que foi sócio-sênior na consultoria Mckinsey durante muitos anos, segundo o professor: Equipe é um número pequeno de pessoas, com habilidades complementares, comprometidas com objetivos, metas e abordagens de trabalho comuns, pelos quais se consideram mutuamente responsáveis.

Veja como essa definição sobre equipes pode ser construída e representada em 5 etapas:

Formação, Tempestade, Normatização e Performance e Encerramento.

Na etapa de formação tenha foco na inclusão e permita que as pessoas se conheçam e te conheçam. Como líder é recomendável que você encoraje cada um a relatar a trajetória profissional, descrever suas habilidades, seus “causos” de sucessos e você como líder, fale um pouco sobre objetivos da equipe e desafios.

Já na etapa de tempestade os conflitos de ideias e ideais devem ser incentivados. Como líder não queira ser o dono da verdade e permita que as pessoas discordem de você. Lembre-se: um ponto de vista é apenas a vista de um ponto. O comprometimento nasce quando há oportunidades para expor percepções.

A etapa de normatização é o momento em que os papéis e funções precisam ser definidos. Sem dúvida que colocar as pessoas certas na função certa vai exigir uma boa dose de conhecimento sobre os liderados e você como líder deve também, permitir um tempo de acomodação e ser flexível no aprendizado com a equipe. Procure desenvolver abordagens comuns e torne os liderados co-responsáveis por isso.

Os resultados começam a aparecer na fase de performance e com a prática da disciplina e feedback constante. A chave nessa fase é que você como líder reconheça frequentemente as conquistas e esteja próximo para compartilhar novas estratégias e melhorias. Comunique constantemente os objetivos!

Nem toda equipe permanece para sempre junta, às vezes ela pode ter sido construída para um determinado fim e é preciso encerrar as suas atividades. Aqui é importante que o líder e liderados registrem os aprendizados dessa jornada e façam uma celebração e reconheçam os esforços de todos. Nunca se esqueça de que a vaidade é inimiga do espirito de equipe.

Aqui vai uma dicaduka: A confiança é a base de toda equipe e também possui uma premissa básica: ela é doadora. Você não exige que os outros confiem em você. É você quem confia primeiro.

0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010