Cost Break down ou Planilha de custos: Qual a importância?

Postado por: José Maurício Fernandes

Atualmente muito se fala em conhecer a estrutura de custos do fornecedor para cada item comprado.


Atualmente muito se fala em conhecer a estrutura de custos do fornecedor para cada item comprado. Em alguns momentos e para algumas empresas isto soa como uma ameaça de controle de custos com o objetivo de reduzir os preços e o ganho do fornecedor.

Mas qual a real importância de se abrir uma planilha de custos e qual vantagem se pode ter dos dois lados, tanto do fornecedor como cliente?

Estamos cada vez mais inseridos em um mercado mundial muito competitivo onde temos concorrência de produtos feitos na cidade vizinha bem como vindos da China, Índia, Coréia, Rússia.

Por esta razão precisamos, como compradores, ter a completa certeza do custo do item que compramos, ou seja, ter a completa certeza que o valor de matéria prima, de mão de obra, de dgf do item que compramos estão adequados ao mercado para que nosso produto final também esteja com custos adequados ao mercado para que possamos ser competitivos. Com relação à margem (ganho) de cada empresa, temos que cada empresa deve saber quanto pode ganhar por produto, tendo seus custos adequados, de forma a ser competitiva no preço final. Porque de nada adianta ter todos os custos alinhados com o mercado se quiser ter uma margem diferenciada para maior que o mercado não assimila.

Com este conhecimento podemos ter sinergia com nosso fornecedor e criar efetivamente uma política de “ganha-ganha” ou seja, sabendo dos custos do fornecedor ajudá-lo a ser mais competitivo de forma que sua empresa no final seja mais competitiva.

Por exemplo, a sua empresa e o seu fornecedor podem usar o mesmo tipo de matéria prima. Supondo que vocês comprem o mesmo tipo de aço, porém o custo de compra de seu fornecedor é mais alto, você pode negociar para que seu fornecedor de matéria prima venda para seu fornecedor de peças pelo mesmo preço que vende para você, de forma que seu custo total seja reduzido.

Da mesma forma você pode perceber se o custo de mão de obra de seu fornecedor está adequado ao mercado e sugerir ações caso esteja fora.

Abaixo alguns exemplos de como pode ser uma planilha de custos: uma um pouco mais detalhada e outra mais simples e que podem ajudar muito no processo de compra.











Em resumo, quanto mais alinhado você estiver com seu fornecedor em relação a custos, mais competitiva será a cadeia toda de forma que todos ganhem o cliente final.

http://www.industriahoje.com.br/cost-break-down-ou-planilha-de-custos-qual-a-importancia
 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010