Gerencie e compartilhe conhecimentos em seu projeto!



“Gerencie e compartilhe conhecimentos em seu projeto! Publicado por Wladimir Farias 


 Na sociedade da informação, o conhecimento é considerado por muitos como principal ativo de uma organização, uma vez que é uma fonte geradora de resultados tanto financeiros quanto cumprindo os objetivos organizacionais. 

Ciente dessa importância faz sentido gerencia-lo de forma eficaz, o que traz benefícios a determinado projeto ou organização. O conhecimento pode ser definido como a certeza de que um determinado fenômeno é real e possui características especificas. Além desse conceito preliminar ele pode ser classificado como tácito ou explícito: 

O conhecimento tácito é uma forma de conhecimento particular e íntima a um humano, ele é um conhecimento absorvido e visto por um prisma pessoal, sendo atrelado a um contexto especifico. 

O conhecimento explícito é expresso por modelos for mais, ele segue uma lógica própria, sistemática, como palavras, números, ou seja, sendo mais facilmente transmitido entre as pessoas que conhecem o código, documentando e disseminando saberes. 

Conhecendo os conceitos de conhecimento, podemos falar de gestão do conhecimento que pode ser definido como o processo que uma organização de forma consciente e sistemática de coletar, organizar, recuperar e analisar determinados conhecimentos para atingir seus objetivos. 

Algumas ferramentas para auxílio na gestão do conhecimento são: 

Repositório de materiais de referência: Criar um local para que o conhecimento explícito possa ser facilmente acessado, evitando redundância. Esse repositório compila o conhecimento necessário à organização, tais como, artigos científicos, relatórios gerenciais, Techinical report e plano de gerenciamento do projeto. Expertise Maps: é um documento descritivo das competências de indivíduos do projeto, listando o conhecimento dentro e de fora da organização. 

Ter ciência que outro membro da equipe do projeto sabe de um determinado assunto, auxilia o compartilhamento de conhecimento tácito; Dentro o contexto de gerenciamento de qualquer organização, faz-se necessário que o conhecimento seja mapeado e circule com determinada finalidade. 


Uma das características da nova economia é que quanto mais um conhecimento for compartilhado maior é seu valor agregado. Como diria Peter Drucker: “Os grandes ganhos de produtividade, daqui para frente, advirão das melhorias na gestão do conhecimento””

Read more about Projetos e TI | Gerencie e compartilhe conhecimentos em seu projeto! on:
http://projetoseti.com.br/gestao/gerencia-de-projetos-pmp/gp-conhecimento/gerencie-e-compartilhe-conhecimentos-em-seu-projeto/?utm_source=INK&utm_medium=copy&utm_campaign=share&

0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010