Se você tem dificuldade para se lembrar de uma conversa, costuma confundir o que ouve, não se lembra de quem disse uma coisa ou tem que fazer muito esforço para acompanhar falas longas, você precisa se treinar para ouvir melhor.
Aqui sugerimos algumas idéias para fazer isso.


Passos


1

Não fale enquanto estiver ouvindo o outro. Freqüentemente o desejo de expressar as próprias opiniões faz com que se preste mais atenção nos próprios pensamentos do que no interlocutor, e o que ele disse "se perde".

2

Saiba identificar o que interessa no que você está ouvindo. É mais fácil escutar e saber priorizar se você definir qual é o seu interesse.

3

Mantenha o seu olhar no interlocutor. É mais fácil escutar se você acompanhar a conversa com mais de um sentido. Às vezes o contato corporal permitirá compreender o outro melhor.

4

Não dê atenção a assuntos que passarem pela sua cabeça e que não estejam ligados à conversa. Se você se dividir entre o que você está ouvindo e o que terá de fazer mais tarde, contará com menos energia e foco para entender e gravar o que escutar.

5

Não perca de vista que você está dialogando com uma pessoa que tem importância para você e de quem quer saber a opinião ou ouvir uma proposta.
Respeite o espaço dela, não a interrompa e mantenha a sua mente aberta.

6

Quando o seu interlocutor tiver terminado de falar, faça um resumo do que você escutou. Assim você vai poder checar o seu nível de compreensão sobre o tema, e guardará melhor na memória o que foi dito.

Importante

Ser um bom ouvinte é algo que se aprende com a prática. Não desista diante das dificuldades e treine para ouvir melhor os outros.

http://comunidade.bemsimples.com/autoajuda/w/autoajuda/Seis-passos-para-aprender-a-escutar.aspx