Lajes com esferas plásticas (5)

11 de setembro de 2013


Sistema Prenova de ConstruçãoArthur Brizola


Interessado em desenvolver um sistema construtivo baseado nos sistemas estruturais da natureza, Ricardo Levinton, arquiteto argentino, pesquisou durante 40 anos a composição estrutural de ar dentro de ossos e esqueletos. A longa pesquisa resultou num sistema tecnológico para construção de lajes sem vigas, mais leves e econômicas.





Assim, através de esferas e discos compostos na estrutura da laje, o sistema garante uma economia de 30% de concreto e 20% de aço, chegando a pesar 65% de um edifício que utiliza técnicas tradicionais da construção. O cálculo estrutural para implantação do PRENOVA é igual à de uma laje maciça sem vigas, porém mais eficiente, reduzindo o uso de pilares na obra.


As esferas e discos criam bolhas de ar dentro da laje, criando um sistema estrutural alveolar, assim, a cada 10.000 m² construídos economizam-se 1.000m² de concreto, fazendo deste um sistema eficaz e econômico.





0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome/URL, onde trabalha e de qual estado/cidade você é.

 
Clube do Concreto | by TNB ©2010