Fundações - Brocas - Prof Marcus Pádua

As brocas são utilizadas em pequenas obras, residenciais e comerciais, onde encontramos solos argilosos com umidade, geralmente misturados a materiais orgânicos e vegetais. Esses solos possuem baixa resistência na superfície, portanto não são confiáveis.

 Em terrenos com essas características devemos assentar as fundações nas camadas mais profundas através de uma perfuração feita com o trado, através de uma perfuração manual.

Além da resistência de ponta que não é muito significativa, a superfície concretada da broca provoca um atrito lateral contra o solo dificultando sua penetração.

Sendo uma peça estrutural de uso prático, usamos a experiência para dimensioná-la e quando desconfiamos do terreno adotamos duas ou três peças, dependendo da carga nelas depositadas.
 Normalmente os critérios adotados se resumem numa peça por pilar, quando for edificação térrea e duas peças se assobradada.

 Este tipo de fundação é indicado quando for usada uma superestrutura convencional, formada por vigas e pilares de concreto armado.


 Vamos ressaltar algumas características:

a) São utilizadas até 6 m de profundidade;
b) Os diâmetros variam de 20 a 30 cm;
c) Devem ser concretadas com concreto plástico lançado por tubo (bombeado) iniciando-se pelo fundo da perfuração para um preenchimento uniforme;
d) Esgotar a água se houver (nunca lançar a mistura a seco);
e) A ferragem adotada se resume em 3 barras de 10 mm e estribos de 4,2 mm dobrados em formato circular ou triangular, espaçados a cada 15 cm;
f)  As brocas devem ser interligadas por vigas baldrames (vigas de rigidez) que servirão de base para as futuras paredes;
g) Um reforço de concreto deve ser executado na interligação entre a broca e as vigas baldrames, bem como um bloco de fundação no caso de haver mais de uma peça;
h) São indicadas para solos argilosos por sua maior resistência proporcionados pelo atrito lateral;
i)  São utilizadas em casas térreas e sobrados;
j) Sendo uma extensão dos pilares, as brocas devem acompanhar o posicionamento dos mesmos e nunca ao longo das viga baldrames.

Prof. Marco Pádua-http://profmarcopadua.net/

11 Comments:

Sílvia Dobre disse...

otimo ...gostaria de saber mais sobre fundacoes para sobrado de pequeno porte...

Unknown disse...

Show

Unknown disse...

TENHO IDEIA DE CONSTRUIR UMA CASA DE TRÉS PAVIMENTOS NO FUNDO DA MINHA LOJA. EU NÃO TENHO ACESSO PARA BATE ESTADA EU SEI QUE A PROFUNDIDADE APROXIMADA E DE 9 METROS. EU POSSO UTILIZAR O TRADO MANUAL E QUANTAS FURAÇÕES POR SAPATA? Á E QUAL O ESPAÇAMENTO MINIMO DE UM PILAR PARA OUTRO NA SAPATA..OBRIGADO

Marcio disse...

Qual São as dimensões do estribo?

Marcio disse...

Qual São as dimensões do estribo?

Unknown disse...

Por favor me ajudem. Eu estou fazendo um muro de arrimo (contenção) e quero saber se eu poço colocar uma broca sem estribo. Pode fazer isso?

clubedoconcreto disse...

As armaduras longitudinais de 10mm são posicionadas com os estribos que podem ser utilizados a cada 15cm.

Eng. Leandro Leal disse...

Jamais!
Muros de arrimo são estruturas que devem suportar principalmente empuxos laterais (Esforços do maciço *solo*). Portanto deverá sim ser armado todas as brocas!

Unknown disse...

Qual a profundidade para um muro de arrimo de 1,50 de altura?

Anônimo disse...

Eu acho q não

Anônimo disse...

Posso fazer um sobrado de 4,60mt de largura com dois pavimentos nesse tipo de fundação?

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010