Cimento portland – Determinação da finura por meio da peneira 75 μm (n. 200) - NBR 11579 (1991)


OBJETIVO
Medir o percentual da massa de cimento que fica RETIDA na peneira de malha 75 μm através de peneiramento a seco.

APARELHAGEM
- Balança com resolução de 0,01 g;
- Peneira 75 μm + fundo e tampa;
- Dois pincéis (tipo trincha) com comprimento de cerdas de aproximadamente 30 mm, sendo um com largura entre 30 – 35 mm, de cerda de náilon ou natural, e outro com cerdas naturais de largura entre 5 – 6 mm;
- Bastão de pvc, com dimensões aproximadas de 250 mm de comprimento e 20 mm de diâmetro;
- Flanela;
- Cronômetro;
- Vidro-relógio com diâmetro de aproximadamente 100 mm.

PROCEDIMENTO
- Peneirar 50 + 5 g de cimento com movimentos suaves de vai e vem horizontal (com fundo mas sem a tampa) até que os grãos mais finos passem quase que totalmente para o fundo, o que ocorre geralmente entre 3 e 5 minutos.
- Colocar a tampa e retirar o fundo. Dar golpes suaves no rebordo exterior para desprender as partículas aderidas na parte de baixo da tela. Utilizar também um pincel para retirar todas as partículas aderidas na parte de baixo da tela. Esvaziar o fundo e recolocar na peneira.
- Retirar a tampa e peneirar por mais 15 a 20 minutos, retirando o fundo e limpando a parte de baixo da tela a intervalos regulares, quando o conjunto deve ser girado para continuar o peneiramento. Findo o período, colocar a tampa, limpar com pincel a parte de baixo da tela, esvaziar o fundo e limpá-lo com uma flanela.
- Recolocar a tampa e o fundo na peneira, segurar o conjunto com as duas mãos e, mantendo-o ligeiramente inclinado, imprimir-lhe movimentos rápidos de vaivém durante 60 s, girando o conjunto de mais ou menos 60o a cada 10 s.
- Transferir todo o material passante nesta etapa (fundo) para o vidro relógio, incluído o material aderido na parte de baixo da peneira, com precisão de 0,01 g. Se a massa de material passante for superior a 0,05 g deve-se repetir essa fase após o fundo ser limpo com a flanela. Repetir essa fase até que a massa de material passante durante 60 s seja igual ou inferior a 0,05 g.
- Transferir todo o material retido na peneira para o vidro relógio e pesá-lo com precisão de 0,01 g.

RESULTADOS
Calcular o índice de finura do cimento pela expressão:


F = RC / M .100

 onde;
F = índice de finura do cimento, em porcentagem;
R = resíduo do cimento na peneira 75 μm, em g;
M = massa inicial de cimento, em g;
C = fator de correção da peneira fornecido pelo laboratório de calibração, realizado a cada 1000 peneiramentos, cujo valor deve estar compreendido entre 0,8 e 1,2.
O resultado é o valor obtido em uma única determinação expresso com precisão de 0,1%.

1 Comments:

Unknown disse...

Parabéns pela página! Farei um ensaio para a determinação da finura do Cimento Portland e este site está me ajudando. Sou estudante de Engenharia Civil da Universidade Potiguar, em Mossoró-RN.

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010