Cisternas de argamassa armada… como fazer?

Este tipo de cisterna normalmente é construído na superfície.
Ela tem uma altura de dois metros. Antes de concretar o fundo, só é preciso retirar a terra fofa.
 O chão é nivelado a uma profundidade de cerca de 20 cm e uma camada de cascalho e areia grossa é colocada debaixo da camada de concreto.
Para a construção dessa cisterna é preciso uma forma de chapa de aço.

Levantamento da forma da cisterna

Lista de materiais para a forma

Essa consiste de chapas de aço plano (1 m x 2 m), finas (0,9 mm) que são seguradas por cantoneiras e parafusadas uma nas outras em forma cilíndrica.
Material para a forma de uma cisterna de 10.000 litros
QuantidadeDescriçãoComprimento/ dimensãoPeso/unid.
5cantoneira2,4 1 1/2 x 3/162,67
10barra chata2,14 1 1/2 x 1/80,95
9chapa 20 (0,9 mm)2×1 m14,40
25parafuso de carroceria1 1/2
20parafuso sextavado
A forma levantada é primeiramente envolta com tela de arame e em seguida com arame de aço galvanizado com uma espessura de 2 ou 4 mm – para cisternas com capacidade de 10 ou 20 m3 respectivamente.

Colocação da forma, da tela tipo galinheiro e do arame

A tela de arame deve passar por debaixo da forma e cobrir uma largura de aproximadamente 50 cm no fundo da cisterna.
Depois de colocadas duas camadas de argamassa na parte exterior, a forma de aço é retirada (e reusada para construir outras cisternas).
O interior é rebocado duas vezes e depois coberto com nata de cimento.

Colocação da primeira camada de argamassa acima da tela

O teto da cisterna pode ser fabricado também com a ajuda de uma forma de aço, porém é muito mais fácil e rápido utilizar a tecnologia usada na cisterna de placas.
No intervalo das diversas etapas de trabalho e durante a noite a cisterna tem que ser coberto com uma lona para evitar o ressecamento prematuro da parede de concreto fina, o que provocaria pequenas rachaduras.

Acima uma Cisterna de tela-cimento de 10 000 litros

Dimensões e capacidades

Dimensões de CISTERNAS DE TELA-CIMENTO com
aproximadamente 10.000, 20.000 e 40.000 litros
volume10.000 litros20.000 litros40.000 litros
diâmetro2,50 m3,60 m5,20 m
raio1,25 m1,80 m2,55 m
altura2 m2 m2 m
circunferência7,85 m11,3 m16 m
espessura da parede4 cm5 cm6 cm
fundaçãoretirar a terra solta10 cm de seixo e areia7,50 cm de concreto

Vantagens e Desvantagens

Vantagens:
– esse modo de construir assemelha-se à maneira de construir uma casa de taipa (um processo muito conhecido pela população, onde as paredes de madeira entrelaçadas são preenchidas pelos dois lados com barro);
– portanto a tecnologia é facilmente assimilada pela população;
– apropriado tanto para pequenos como para grandes projetos de construção de cisternas;
– com pequenas modificações na estrutura da cisterna, este tipo pode ser adaptado para ser transportado até por grandes distâncias, portanto as cisternas poderiam ser construídas em um pátio central de fabricação;
– pouca demora na construção;
– necessidade de pouco matéria-prima;
– as chapas de aço, depois de desmontada a forma cilíndrica, ficam planas novamente e são facilmente transportadas em pick-up pequenos, do tipo Saveiro ou mesmo em carroças;
– não exigem trabalhos pesados de escavação, pois a cisterna fica acima da terra;
– são praticamente à prova de vazamentos;
– eventuais vazamentos são facilmente consertados. Desvantagens:
– uso de chapas de aço, que não estão sempre disponíveis em todos os lugares do interior;
– a proporção entre cimento, água e areia tem que ser respeitada à risca;
– as paredes não devem ressecar durante as obras e pelas duas semanas seguintes;
– a água esquenta com facilidade ao calor do sol, por isso a cisterna sempre tem que ser pintada de branco;
– a retirada da água é mais complicada, ou por cima com a ajuda de uma pequena escada, ou por meio de uma torneira, o que porém aumenta o risco de um esvaziamento acidental;
– a obra não pode ser interrompida durante a construção, pois senão as subsequentes camadas de reboco não aderem suficientemente entre si.

Listas de materiais

Lista de materiais para a construção de uma