1. Uma vez que a técnica de pré-esforço elimina fissuração do betão sob todas as etapas de carregamento, a secção inteira das estruturas participa na resistência à carga externa. Em contraste com isto, no betão armado, apenas a parte do betão acima do eixo neutro é eficaz.
  2. Desde concreto não rachar, a possibilidade de aço à ferrugem e concreto a se deteriorar é minimizado.
  3. Ausência de fendas resulta em aumento da capacidade da estrutura para suportar inversão de tensões, de impacto, de vibração e de choque.
  4. Em vigas de concreto protendido, as cargas mortas são praticamente neutralizados. As reações são, portanto, necessários muito menor do que o requerido em betão armado.A redução da carga de peso morto da estrutura resulta numa poupança nos custos das fundações. A neutralização da carga morta é de importância em grandes pontes.
  5. O uso de tendões curvas e o pré-compressão de betão ajuda a resistir ao corte.
  6. A quantidade de aço pré-esforço necessário para cerca de 1/3 do que o requerido para o concreto armado, apesar do aço para a ex devem ter elevada resistência à tração.
  7. Em concreto pré-esforçado, blocos prefabricados e elementos podem ser assumida e utilizado como uma unidade. Isto poupa o custo da cofragem e de centragem para grandes estruturas.
  8. Com o advento de betão pré-esforçado, foi agora possível construir grandes estruturas de retenção de líquidos de tamanho não economicos de construir em contrário. Essas estruturas têm baixo custo e são preferencialmente seguro contra vazamentos rachaduras e conseqüente.
  9. Concreto protendido pode ser usado com vantagem em todas as estruturas onde a tensão se desenvolve, como a gravata e suspensório de uma viga de corda do arco, dormentes, postes de eletricidade, face a montante da barragem de gravidade, etc
  10. Vigas de concreto protendido têm normalmente baixa deflexão.

Construção de concreto protendido tem seguintes pontos negativos:
  1. Ela exige concreto de alta densa qualidade de alta resistência. Concreto perfeita qualidade na produção, colocação e compactação é necessária.
  2. Ela exige aço de alta resistência, que é de 2,5 a 3,5 vezes mais caro que o aço CA50/60.
  3. Ela exige equipamento de tensionamento complicado e dispositivos de ancoragem, que são geralmente cobertos por direitos patenteados.
  4. Construção requer supervisão (Engenheiro) perfeito em todas as fases de construção.