As nervuras de travamento nas lajes treliçadas - Engetreli


As nervuras de travamento são nervuras transversais às vigotas treliçadas, e devem ser feitas nas lajes nervuradas, ou lajes treliçadas unidirecionais, sempre que estas ultrapassarem 4,00m de vão teórico. Têm a função de dar estabilidade lateral às vigotas, travando o painel da laje e aumentando assim a rigidez do conjunto, reduzindo vibrações e deformações na laje. Também são indicadas para distribuir eventuais cargas concentradas sobre a laje. 


As nervuras de travamento devem ser executadas espaçando-se as lajotas, respeitando-se a sua largura e posição definidas no projeto estrutural ou projeto de montagem da laje. A armadura a ser colocada nessas nervuras é de fundamental importância, e também deve seguir as especificações de projeto. As linhas de escora podem servir de fôrma para as nervuras, as quais se formarão após a concretagem da laje. 


Para termos uma idéia real da importância das nervuras transversais, e do que acontece no conjunto estrutural da laje, fiz uma simulação utilizando o método de grelhas. Com isso, podemos comparar as diferenças entre os deslocamentos de uma laje sem nervuras de travamento e outra com 2 nervuras.



Verificou-se que os deslocamentos máximos obtidos foram praticamente iguais (da ordem de 1.9cm), mas conforme nos aproximamos dos apoios, temos uma grande redução nas flechas na laje com nervuras, se comparada à laje sem nervuras. Além disso, para este caso específico, tivemos uma redução de quase 15% na armadura das nervuras principais se levarmos em conta a contribuição de nervura transversal.

Para finalizar, devo lembrar que esse foi apenas um exemplo, utilizado a fim de exemplificar que as nervuras de travamento implicam em alterações na distribuição de cargas e deformações nas lajes. Essas diferenças na armadura e flechas dependem de diversos fatores, como por exemplo, as cargas consideradas, as rigidezes dos apoios, a quantidade e dimensão das nervuras, a relação entre os vãos, os intereixos, etc.

http://www.engetreli.com/as-nervuras-de-travamento-nas-lajes-trelicadas



0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010