Reforços de sapatas de fundações.

Colunas fundações as vezes precisam ser fortalecidos no caso de aplicação de cargas adicionais.Alargamento e reforço de fundações existentes pode ser realizada através da construção de um revestimento de concreto para os alicerces já existentes. O novo revestimento deve ser devidamente ancorado ao pé da coluna e pescoço existente, a fim de garantir a transferência adequada das cargas. Isto pode ser conseguido através da perfuração de furos no concreto existente de pé e com cola epóxica  para armadura longitudinal na jaqueta. Outra possibilidade é proporcionar comprimento completo para ancoragem de reforço longitudinal, estendendo o revestimento de coluna no topo de pé.
Quando a superfície de rolamento do pé não é suficiente, o tamanho do pé deve ser aumentado. Se a coluna precisa também de ser revestida, a transferência de carga da coluna de equilíbrio torna-se fácil. O tamanho do "revestimento" deve ser selecionado de tal modo que a pressão de base média máxima não exceda o valor permitido recomendado. Atenção deve ser dada durante a construção, a fim de que as escavações para as novas "jaquetas" não afetam as bases adjacentes existentes.
Não pode haver uma separação do concreto novo a partir da superfície do concreto de nova idade sob a ação de cargas. Para evitar essa divisão de concreto, deve ser fornecida número suficiente de anéis fechados com sobreposição suficiente ou conexão soldada em torno do pé.
Um pé isolado é reforçado pelo aumento do tamanho do pé e as barras de aço de reforço como a seguir:
1. Escavação em torno do pé
2. Limpeza e rugosidade da superfície de concreto.
3. Instalação de tarugos nas 25-30cm espaçamento em ambas as direções utilizando um material epóxi apropriado.
4. Consolidação das novas barras de aço com os pinos usando fios de aço. O diâmetro e número de barras de aço deve ser de acordo com o desenho.
5. Revestimento de superfície do pé com um agente de ligação, a fim de alcançar a necessária ligação entre o velho e novo concreto.
6. Verter o novo concreto antes de o agente de ligação secar. O novo concreto deve conter um material não-retratil.
Os passos anteriores são ilustrados na figura abaixo.

Passos para o reforço
As seguintes fotos (1-4) ilustram a forma prática de encamisamento uma base de concreto armado.

Figo. 1-4: Reforço das bases por Jacketing
Se a superfície de rolamento do pé tem de ser aumentada, sem reforço da coluna, a pressão do solo sobre a área de base alargada tem de ser transferido para o pé existente.
Transferência de pressão do solo à pé existente é difícil como escavação é necessária abaixo do equilíbrio existente. O edifício tem de ser devidamente apoiada e liquidação de fundação tem de ser evitado.
Também neste caso, há uma tendência do concreto novo para dividir a partir do concreto antigo na idade. Para evitar isto, são requeridos um número suficiente de aros bem ancorados / soldadas.