TEMAS PARA A CURA DE CONCRETO


Para obter um bom concreto, é necessário que, na sua primeira idade está num ambiente que proporcione a temperatura adequada e condições de umidade que assegure a hidratação do cimento. As ações que contribuam para a realização deste ambiente são chamados de "cura".

DESCRIÇÃO DO PROCESSO hidratação do cimento


Basicamente, os processos de cura procurar manter o concreto saturada quanto possível, de modo a que o espaço da polpa inicialmente ocupada pela água é enchido com os produtos de hidratação do cimento. Com efeito, o cimento para hidratar requer capilares cheios de água, parte do qual é utilizado na formação dos novos produtos. É experimentalmente demonstrado que o desenvolvimento da hidratação é conseguida quando a velocidade máxima de água, ocorre no capilar uma pressão de vapor superior a 0,8 corresponde à pressão de saturação.


Sendo material moldável concreto, material úmido fresca tem características de variação do teor de umidade que mantém necessariamente equilíbrio com o meio ambiente, relações Planos termo higrométricos. Isto é, a evaporação de água no concreto, em especial, nos primeiros dias após a colocação, será maior do que na seco molhado, e diminui à medida que a temperatura diminui. É errado, portanto, acho que, como foi há muito tempo, que é perigoso quando você tem de concreto secar o excesso de água.

Ações anteriores:

Determinadas medidas tomadas antes da cura, contribuir para a sua eficácia. É recomendável lubrificar a fôrma antes da colocação do concreto e mantê-los úmidos durante o serviço. Nas lajes ou pavimentos, especialmente em climas secos ou durante chuvas fortes, é aconselhável interromper uma cobertura sobre a superfície do betão, assim, a evaporação evitando-se ou "colina" do concreto.


 Cura úmida:



Os métodos para a cura com água tendo a vantagem de permitir o aumento de humidade interna. Abaixo está um breve resumo dos mais utilizados:


O procedimento de inundações ou de imersão, teoricamente, o mais eficiente, só é usado em certas estruturas aparentes para isso, por exemplo, pisos, telhas e placas para sarjetas, onde é possível formar uma piscina de água através de uma pequena barragem de terra será impermeável ao longo do perímetro da laje.


O uso de sprays de água ou aspersores devem, sempre que possível, manter-se em contínuo e sem limitação para o uso da água. Em estruturas verticais têm sido empregados com sucesso mangueiras com vazamentos.
Cobrir o concreto com tecidos molhados com uma alta capacidade de retenção de água, como algodão e juta. Polvorulentos materiais, tais como areia e terra molhada, são utilizados na cura de elementos horizontais, necessitando de controlo de secagem para irrigação oportuna.

 Materiais de vedação:

Um processo de cura é o de aplicar sobre os materiais de vedação no concreto, a fim de evitar a secagem. Este procedimento tem a limitação de não ser um membro da água, assim como com métodos molhantes, mas, em contraste, não requer a atenção constante. Os processos mais populares são, em resumo, como se segue:

Filmes plásticos de 13 microns de espessura por diante. As folhas são vendidas em claro, branco e preto para climas quentes para climas frios. Filme plástico deve ser aplicada o mais cedo possível no concreto para que ele cobre todas as faces expostas. Divergências existe na utilização de uma película de plástico e aparente betão colorido, devido à possibilidade de formação de manchas, distribuindo concreto desigual água.

Procedimento foi usado para aplicar películas de plástico sobre a superfície de concreto têxteis absorvente molhado. No mercado estão película de plástico, reforçado com fibra de vidro para a durabilidade e um maior número e utilizações.

Outro vedante está papel impermeável, constituído por duas folhas de papel Kraft, colados com uma cola reforçado. Eventualmente, algumas folhas de papel tem superfície branca para reduzir a absorção de calor.


As folhas de papel pode ser reutilizado, se eles mantêm a sua capacidade de reter a umidade, sem prejuízo de quaisquer rasgos ou furos, que podem corrigidas com os mesmos materiais.

Compostos líquidos são utilizados, do tipo de cera, resina ou borracha clorada, que são aplicadas com solventes de alta volatilidade, tornando-se rapidamente membrana protetora.

Na aplicação de compostos líquidos devem respeitar as disposições das regras. Além disso, deve lembrar o seguinte:

  • O desempenho dos compostos varia entre 3,5 e 5,2 m 2 por litro.
  • A aplicação pode ser feita com um dispositivo manual de pulverização ou pulverização mecânica, sendo este último mais apropriado para grandes áreas, para a distribuição uniforme e de maior produtividade.
  • É aconselhável aplicar membrana que as superfícies podem receber concreto ou pintura adicional que deve aderir ao suporte.
  • Os compostos de membrana são aplicadas quando a água livre na superfície do betão ter desaparecido, o que normalmente ocorre quando a superfície de manchar. No entanto, em climas quentes aplicado imediatamente rescindido para evitar rachaduras.
  • Compostos pigmentada, branco ou cinza, a ser aplicado de acordo com o e especificação do trabalho.
Cura de avaliação:

A avaliação dos procedimentos de cura realizados por cilindros de teste de compressão curado nas mesmas condições que o edifício.

Considera-se que a cura em um dado momento, é satisfatória quando as amostras de ensaio, em termos de trabalho, tendo em conta a idade dando 85% ou mais da resistência obtida com amostras semelhantes curados em laboratórios. Além disso, se a resistência dos cilindros curado no local exceder mais de 35 kg / cm 2 a dosagem especificada, é também considerado cura apropriada. 

O não cumprimento dos limites estabelecidos acima, deverá continuar a cura e, se necessário, intensificá-lo. Na expectativa desta eventualidade, é aconselhável para tratar as mesmas condições do edifício de dois conjuntos de cilindros de ensaio. O tempo de cura varia entre sete e 14 dias, dependendo do tipo de trabalho e as características do cimento.

Outros métodos de cura:

Métodos de cura energéticas são geralmente usados ​​na indústria de concreto pré-moldado, ou condições resultaram em tempo frio. O calor úmido é normalmente aplicada, tal como por aumento da temperatura içadas potenciais reações químicas de hidratação, aumentando a resistência inicial. Curar um método eficaz é o uso de vapor a pressão atmosférica ou a vapor de alta pressão.

Condições meteorológicas extremas:


Em casos resultaram em clima excessivamente quente ou frio, precauções especiais de cura são necessários, em harmonia com o sistema de colocação construtiva e concreta foi adotada, assunto que está fora do escopo deste trabalho. .



IDADE VS curvas de resistência em dias (umidade / OUTDOOR)
Referências:
  • - Prática Recomendada para Concreto Cura (ACI 308 -).
  • - AASHTO 171 - spefications padrão para Polietileno Branco
  • - Folha (Film) para o concreto de cura.
  • - ASTM C 31. O método padrão de fazer e cura corpos de prova de concreto na Fiefd.(Reaprovado em 1980).
  • - ASTM C 156. Método de Teste Padrão "para retenção de água, Materiais cura de concreto.
  • - ASTM C 171. Especificação padrão para materiais de folha para Concreto cura.(Reaprovado em 1980).
  • - ASTM C 192. O método padrão de fazer e cura
  • Corpos de prova de concreto no Laboratório
  • - Compostos Forming para Concreto cura.
http://civilgeeks.com/2011/09/22/topicos-para-el-curado-en-el-concreto/
 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010