Tiremos do ar a famosa Rádio Peão!

4 de outubro de 2013

Rádio peão é praticamente igual a brincadeira do telefone sem fio, a informação começa de uma maneira e termina completamente deturpada. esta informação pode até ser de caráter técnico. 

É comum que surjam boatos em uma organização em que o líder e o departamento de comunicação interna não tenham o hábito de comunicar aos funcionários o que se passa dentro da empresa, o problema é que um pequeno boato pode se espalhar rapidamente.

O líder deve manter um fluxo de comunicação para evitar que notícias falsas se espalhem e causem prejuízos, para isso é necessário utilizar os canais de comunicação ao seu favor, informando aos liderados de tudo o que acontece dentro da organização.

As informações transmitidas no modo rádio peão causam insegurança aos funcionários, eles não sabem se acreditam ou não na notícia que receberam.

Mas também existem fábricas de pré-moldados que funcionam na técnica da radio peão: fulano utiliza tal ferragem nesta vigota, fulano utiliza o seguinte traço de concreto, e aí vai....

O líder não deve deixar brechas para utilizar estas informações e o bom líder as repudia, a tecnologia pertence a todos e deve ser adquirida e implantada com técnicas e técnicos eficazes.

Mesmo que “Todos os profissionais necessitam ser informados, não importando o seu cargo” deve-se ter cuidado para que as informações sejam verdadeiras e que expressem uma conduta correta para o discernimento do trabalho eficaz.

Não devemos aceitar que uma fabrica seja "Guiada" com a radio peão, dimensionamentos das peças são necessários e devem ser realizadas por profissionais que sejam realmente competentes para que não hajam brechas para a radio peão formando um fluxo de informações não-verdadeiras.
A radio peão é um canal que transmite qualquer tipo de dado, seja importante ou não. Então, o líder deve saber tolher e desligar esta rádio isto para que não possa gerar desconfiança e comentários infundados. 

Exitem fábricas que adotam a rádio peão como seu principal "colaborador técnico", o que em muitos casos reais (e recentes) levam a acidentes que podem levar ao fechamento desta industria mal direcionada que causa insegurança dentro da organização e no mercado.




É necessário que desliguemos de uma vez por todas esta radio peão pois ela não traz nenhum benefício, esta é só uma grande geradora de boatos, que atrapalham o ambiente de trabalho e a condução da técnica industrial.

Engenheiro Ruy Serafim de Teixeira Guerra

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome/URL, onde trabalha e de qual estado/cidade você é.

 
Clube do Concreto | by TNB ©2010