Passo a passo granilite

O granilite é um composto de agregados minerais moídos, tais como mármore, granito, calcário e quartzo, que misturados ao cimento branco ou comum (pigmentado ou não), água e areia, se transformam em microconcreto com grande resistência a impactos e à abrasão, executado sobre contrapiso nivelado com juntas de dilatação.

O mercado oferece agregados com granulometria nos tamanhos de 0 mm a 3 mm, e a espessura do piso varia de 8 mm a 15 mm, de acordo com o tamanho dos grãos. Os maiores conferem melhor resistência à abrasão. Já a resistência mecânica é dada pelo tipo de mineral empregado. O quartzo, por exemplo, é o mais resistente, vindo em seguida o granito e o mármore.
O agregado para a execução do piso de granilite pode conter todos os minerais misturados, ou somente um ou dois tipos de rocha. Neste exemplo, é usado apenas o granito branco, de grana 0 e 1, com cimento branco. É possível também obter efeitos com diferentes cores de pedras e cimentos pigmentados, além de criar mosaicos.
O piso de granilite pode ser polido (como neste passo-a-passo), recebendo acabamento liso e duas demãos de resina acrílica ou cera. Ou pode ter acabamento lavado com água, chamado fulget, que retira o excesso da argamassa que envolve as pedrinhas, ficando com aspecto mais rústico.
Para obter superfícies homogêneas em relação à cor e textura, deve-se empregar sempre os mesmos materiais (tipo e marca do cimento e areia). O microconcreto deve ser preparado com a dosagem recomendada, utilizando sempre agregados com mesma granulometria, de acordo com as especificações do fabricante. Siga o passo-a-passo da execução do piso de granilite, as dicas e os principais cuidados a serem levados em conta na obra.

Luvas, capacete, botas, óculos de proteção, colher de pedreiro, régua metálica, desempenadeira e desempenadeira metálica, linha com giz, juntas de plástico, rolete compactador, pés de pato (veja dica no passo 10), trena. Para o acabamento em áreas grandes, utilizar máquina politriz (passo 11). Em áreas pequenas, é possível fazer o serviço com a politriz manual.

Passo 1



Execute o contrapiso de forma a ficar rugoso, a fim de proporcionar aderência necessária à massa de granilite que virá a seguir. Neste caso, foi utilizado vassourão na argamassa fresca para obter rugosidade. Lave e limpe bem a área, eliminando resíduos.

Passo 2

Faça a medição da localização das juntas longitudinais e transversais, de acordo com o projeto, e bata a linha com giz para marcar as posições corretas.

Detalhe

Recomenda-se que os quadros formados pelas juntas não ultrapassem a medida de 1,50 m x 1,50 m.

Passo 3


Depois de colocar as juntas plásticas (ou de latão) nas áreas marcadas, fixe-as com uma camada fina de argamassa de cimento branco e areia (3: 1). Use uma régua de alumínio para auxiliar na tarefa e manter o alinhamento das juntas.


Passo 4



Durante essa etapa, não coloque argamassa de cimento branco próximo ao cruzamento das juntas, a fim de permitir que a massa de granilite penetre nesse espaço e aumente a sua aderência ao contrapiso.

Passo 5


Prepare a massa com o cimento branco, areia, água e os agregados de granilite, de acordo com as instruções do fabricante, e aplique com a colher de pedreiro.

Passo 6
Com uma régua, faça o sarrafeamento da massa.
Passo 7
Depois, vem a fas da sêmea, quando se joga o agregado puro do granilite por cima da massa aplicada anteriormente.
Depois, vem a fas da sêmea, quando se joga o agregado puro do granilite por cima da massa aplicada an
Passo 8
Com uma broxa, umedeça levemente a superfície de maneira uniforme.


Passo 9
Em seguida, use um rolete (que pode ser feito com cano de PVC preenchido com concreto) para compactar os agregados na massa.

Passo 10

Use uma desempenadeira metálica para alisar a superfície. A recomendação é fazer cura úmida por 48 horas ou mais, antes do polimento.

Dica
Para evitar pisar e marcar a superfície com a bota, utilize o "pé de pato", um para apoiar os joelhos e outro para os pés. Ele pode ser feito com um pedaço de madeira e quatro parafusos atarraxados com porca. Deve ser usado com os parafusos em contato com o piso.
Detalhe
Este é o aspecto do piso de granilite depois de curado e antes do polimento.
Passo 11




Para fazer o polimento grosso, use a máquina politriz com esmeril de grãos 36 e 60. Em seguida, vem o processo de estucamento, com uso do esmeril grão 120, em que se espalha cimento branco puro e água, formando uma nata, para calafetar os poros do piso. Utilize ainda um rodo para movimentar a nata de cimento, enquanto passa a politriz, a fim de verificar o resultado do polimento.

Atenção

Após três ou quatro dias faça o acabamento usando a máquina com esmeril 180 para tirar o excesso de cimento da superfície e dar o acabamento liso.
Detalhe

Depois do primeiro polimento, o piso de granilite fica com esta aparência.
Passo
 12

Para finalizar, com a superfície limpa e seca, utilize cera à base de petróleo ou duas demãos de resina acrílica
.

69 Comments:

Finiti Equipamentos para Construção disse...

Muito bom o post. Estamos elaborando um infográfico sobre o assunto e assim que estiver pronto, se for do interesse de vocês, eu o encaminho para compartilhamento. Obrigado.

clubedoconcreto disse...

Será muito bem vindo e quando enviar compartilho com todos.

Ruy Serafim de Teixeira Guerra

Chico disse...

Excelente post! Gostaria de saber se o mesmo passo a passo pode ser utilizado para a execução de piso Fulget em áreas externas, ou tem alguma diferença/recomendação no processo?

clubedoconcreto disse...

Para este caso será interessante consultar a própria Fulget em: http://www.granitorre.com.br/fulget_piso_info.php
A aderência do ligante com o agregado liso é bastante prejudicada e por isso aconselho a consultar o fabricante.

Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra

Anônimo disse...

Amigo adorei suas explicações sobre granilito quanto ao seu manuseio e aplicação...porem o que exatamente preciso é saber como fazer a massa quantidades adequadas dos materias usados ...se puder me ajudar agradeço desde ja ...Tinhociccotti@hotmail.com obrigado Alexandre

Anônimo disse...

olá, mandei fazer 2 pequenas( cerca de 2x2m) áreas de granilite branco numa obra e resultaram com muitas trincas . Explicou-se o executor alegando terem aparecido as trincas por causa do cimento branco estrutural!!! a primeira reação é: porque usou esse cimento sabendo que apareceriam trincas? em seguida vem as questões: procede essa explicação? e que tipo de cimento branco é o mais adequado para essa execução?
grata pelas possíveis rspostas
silvana santopaolo - arquiteta secretaria municipal da cultura são paulo
silvana@psi.com.br e ssantopaolo@prefeitura.sp.gov.br

luizão da s10 vortec v6 4.3 disse...

gostaria de saber como encontrar um proficional q executa este serviço??? Tenho trinta metros de piso ja feito para colocar este material...

Unknown disse...

Procuro profissional no RJ para fazer piso de granilite ou granítica numa área de 50 m2. Mande e.mail jm.valongo@gmail.com ou tel 21 98633.0447

Unknown disse...

Procuro profissional no RJ para fazer piso de granilite ou granítica numa área de 50 m2. Mande e.mail jm.valongo@gmail.com ou tel 21 98633.0447

Unknown disse...

ola quero saber qual a quantidade de material que eu uso por metro quadrado, e se o cimento branco estrutural é bom para fundir piso e escadarias, se possivel entre em contato por email.. nildo.f32@gmail.com

clubedoconcreto disse...

veja neste link:

http://www.mapadaobra.com.br/produtos/cimento/linha/cimento-portland-branco-estrutural-cpb-40

Ruy Serafim de Teixeira Guerra

Unknown disse...

Que sensacional. Sempre pensei que piso de granilite fosse "coisa de outro mundo ". Muito legal essa postagem. Parabéns.

Arquiteta disse...

Gostaria de saber qual produto pode ser aplicado sobre o granilite para que ele fique menos escorregadio em contato com a água?

Unknown disse...

Amigo adorei suas explicações sobre granilito quanto ao seu manuseio e aplicação...porem orque exatamente preciso é saber como fazer a massa quantidades adequadas para um traço, dos material usados ...se puder me ajudar agradeço desde ja ...ricardolzsilva@outlook.com ricardo

maxpisos cimento queimado líquido disse...

muito bom o post, pela nossa experiencia para fazer piso de granilite o traço para cimento cinza é 50:80 para cada 50 kg de cimento adicionar 80 kg de granilhas e para o brnaco a mesma regra mas adicionar 40kg de pó de marmore para evitar fissuras, qt ao escorregamento temos utilizado a técnica de brilho natural esta técnica dispensa o uso de cera, resinas que são geradores de pelicula, o brilho por polimento natural é semelhante ao processo de lapdação do concreto q são utilizados os diamantes 36,60 e 120 sempre lavar vem a cada troca de lixa, fazer o estuque com cimento e adesivo acrilico, após cura 24h fazer a remoção de estuque com lixa resinada grao 50, lavar bem e continuar o processo com a sequencia de lixas 10, 200 alavar aguardar secar e aplicar o endurecedor de superficie, aguardar 40min , lavar bem com vassoura pelo macio, e seguir a sequencia de lixas 400, 800, 1500 lavar bem e aguardar secar 12h e aplicar um demão de vidro liquido termo ativo com mop aguardar secar e polir com hi-speed e disco pelo de porco e pronto vc terá um piso com alto brilho e não escorregadio...

Professora Meiri Braga disse...

Boa noite! Onde posso comprar granilite em Jacarepaguá? Obrigado.

Unknown disse...

gostei, preciso de ajuda, quero me aperfeiçoar no meu serviço de korudun, preciso de orientação e informações .Porfavor me enviei por email. luiscatia83@gmail.com

Junior Marcilio disse...

Boa noite, estou com piso de granilite todo trincado por nao ter feito contrapiso antes porem dono conercio quer que tiro piso danificado mas continua irredutivel em colocar contrapiso antes, sera que tem algo que que substitua contrapiso ou que se aplico sobre o granilite trincado para aplicar novo granilite sobre o antigo danificiado. Obrigado

Unknown disse...

trabalho com construção civil e Reformas em geral.
imail;pioneiraconstrutor@hotmail.com;grande sp Regiões e interior
fone;(11)44423103/971128653 vivo sp.liqui e peça uma de nossas visitas sem compromisso

Anônimo disse...

Demorou

Unknown disse...

Noooooo! Parece complicado. Não inviabiliza o projeto? Tenho 300m2 e gostaria de revestir da forma mais barata o possível.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O concreto com areia brita e cimento pode ser polido obtendo o mesmo resultado do granilite meu cell. 69 992726397 69 999758281

Unknown disse...

Pra quem quer o mesmo resultado e mais barato é so polir o contra piso é usado o mesmo processo do granilite

Rafael Villani Witczak disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael Villani Witczak disse...

Qual é o peso suportado em cima desse piso? Por exemplo, pode ser usado para colocar em uma garagem, para estacionar carro e moto? Gostaria muito dessa informação.

Surreal Interiores disse...

Nos da SURREAL INTERIORES Realizamos este tipo de trabalho..
https://www.facebook.com/ronaldo.surreal?ref=bookmarks

Ronaldo disse...

Olá amigo!
Gostaria de saber se o acabamento da superfície com o esmeril 180 seria ideal para um piso de estacionamento.

Ronaldo disse...

Olá amigo!
Gostaria de saber se o acabamento da superfície com o esmeril 180 seria ideal para um piso de estacionamento.

Wilson Soldan disse...

Excelente a descrição do processo de aplicação do granilite.
Estou contratando um aplicador e como é varanda externa, tenho receio de aplicar algum tipo de verniz.
Mas após ler com atenção, inclusive os comentários, vejo que existe a possibilidade de um polimento mais fino.
Parabéns, por divulgar com detalhes um processo que era muito usado antigamente, e que continua na moda.

Unknown disse...

Pisos dr granelite em sc
47999881127

Elaine disse...

Bom dia, estou pesquisando sobre o granilite,pois tenho uma loja e queria um piso resistente,porém tenho cimento queimado, será que posso mandar por por cima desse piso? Alguém pode me informar a respeito? Pois o moço que veio olhar disse que teria que remover todo o piso pra fazer,e cobrou muito caro pelo serviço, grata por qualquer informação

Elaine disse...

Desculpa, esqueci de dizer,sou de Brasília,meu nome é Elaine

Cesar disse...

Boa tarde, muito bom o passo a passo, mais não entendi a planilha de poreço, ficou muito ofuscada.

sou Cesiomar moro em Buriti Alegre Goias.
Podem me enviar a planilha de preço nesse contato?
cesiomar.jose@hotmail.com
obrigado.

clubedoconcreto disse...

Imagem dos Preços atualizada

Ruy Guerra

Victor felix disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Victor felix disse...

Faço piso de granilite
Sou do rio de janeiro
Tel. 21 992707180

Unknown disse...

Trabalhamos comm granitite .
Atendemos no Espírito Santo.
MBPISOINDUSTRIAL@HOTMAIL.COM
2799992-4551 -Rubens

Unknown disse...

ALCA COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA
27 99972-5374 3039-8702 (ALEXANDRE)
Há mais de 30 anos em terras capixabas, somos especialistas em Pisos De Alta Resistência: GRANILITE, MARMORITE, KORODUR, FULGETT, EPOXI E TRATAMENTOS A BASE DE CERAS.

Unknown disse...

show

Unknown disse...

Aplicaram o piso granitina em minha obra, seguiram as recomendações de (molhar e o tempo de cura) corretamento, ressaltando que o sobre piso foi preparado para receber o porcelanato, mas o profissional me disse que dava para far a granitina, mas o piso ficou oco. Levei o caso na justiça e o único acordo era refaz-lo novamente. Tenho medo de refaze-lo e acontecer o mesmo o que devo fazer???

Unknown disse...

Edmeia.freitas@gmail.com.br

Unknown disse...

Gostei muito gostaria sempre com infotmacoes

Ambiental disse...

Não informaram o tipo de produto para lavagem desse piso! Se o mesmo está bem encardido pela construção da obra, como limpá-lo? Fiz um teste com VINAGRE DE ÁLCOOL PURO e saiu toda a sujeira, mas a dúvida, não prejudicará a granitile?
LAAPERES@TERRA.COM.BR

Ambiental disse...

LUIZ ANTONIO, LAP ENGENHARIA, PORTO ALEGRE - RS

prof.osvaldomarques@gmail.com disse...

Gostaria de fabricar pias de cozinha tanques de lavar roupas com granilite. Ficaria bom? Resistente?

Unknown disse...

ola tenho profissional de granitina no rio de janeiro com mas de 25 anos experiencia com granilete ou granitina experiencia em manutençao e instalaçao de piso alta resistencia contatos whats app 21 988197870

Alexandre Monteiro disse...

Pessoal estou em Goiás, onde eu compro granitina branca com melhor preço?

Wellington disse...

Olá boa noite.gostaria de saber um traço de cimento e granilite para fazer balcão.fico muito grato alguém me ajuda.

Edmilson disse...

Olá boa tarde tenho 48 m2 de piso granilitico para fazer numa residência com cimento branco onde acho o como branco e qual quantidade de cimento vou gastar sou
De Salvador

Unknown disse...

Boa tarde gostaria de ter a médida exata por metro da aplicação..e se posso fazer sem muita experiência mesmo

Unknown disse...

Nao procede nao
Piso acompanha outro piso de baixo se o concreto estiver trincado realmente vai aparecer no outro piso outra coisa para diminuir este problema com cimento branco começamos a usar fibra de lan na mistura e esta dando resultado

Unknown disse...

Parceiro quebrar e fazer um contrapiso bem vassourado e fazer as dilatação certa no contra piso

Unknown disse...

A quantidade de água adicionada na mistura não pode ser a mesma utilizada para o cimento comum. Outro fator que influenciam no craquelamento do piso confecionado com cimento branco estrutural é a umidade do piso e do ar.

manoe coêlho disse...

maravilhoso

Diamanlan Ferramentas diamantadas disse...

Muito boa postagem está de parabéns,gostaria de colocar a disposição nossos insertos diamantados como Htc , cubos e lixas de lapidação de pisos em www.Diamanlanferramentas.com
Caso queira cotar os produtos além de nossa loja virtual acima com preços de fabrica ,temos nosso WhatsApp (11)98955-2323,obrigado a todos e estamos a disposição.

Diamanlan Ferramentas diamantadas disse...

Muito boa postagem esta de parabéns,gostaria de colocar a disposição nossos insertos diamantados como Htc , cubos e lixas de lapidação de pisos em www.Diamanlanferramentas.com
Caso queira cotar os produtos além de nossa loja virtual acima com preços de fabrica ,temos nosso WhatsApp (11)98955-2323,obrigado a todos e estamos a disposição.

graniturpiso.blogspot.com disse...

Muito bom o granilite e concreto lapidado

Anônimo disse...

Vc poderia me passar mais informações de como lavar o granilite fulget na hora da aplicação?

Ronaldo disse...

Para o fuget qual seria o traço ideal?

Unknown disse...

Gostaria de saber qual a resina indicada para passar no piso de granilite.

Unknown disse...

M A R A V I L H A de post!!! Bastante esclarecedor e bem entendido pelo leigo.
Encontrei o queria saber. Obrigadissima.
Maria Lang, de Las Vegas.

Binno disse...

Gostaria de saber se existe algum profissional aqui em Várzea Grande-MT que faça esse serviço. Se puder deixar o contato nos comentários agradeço.

Empresa de Piso Granilite disse...

Olá, gostei do seu conteúdo sobre Empresa de Piso Granilite

Anônimo disse...

Sou sp capital , onde compro granelito saco com 40 ou 50 kg Oi alguém vende meu zap 11 976052517 obrigado

Unknown disse...

Ao fazer o polimento com a máquina meu piso trincou, aparecendo fissuras no mesmo. Como deve ser resolvido?

Anônimo disse...

Qual eo traço do granilite

Henrique de Paula disse...

Para iniciar a execução do piso, é necessário aguardar o periodo de cura do contra-piso? Após quantos dias da concretagem deve-se iniciar?

Anônimo disse...

Pisos de granelite em Presidente prudente e região 18 996935042 lfs

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010