Lajes, dúvidas e respostas…? (1)

Escrito por 



Como devo proceder no caso de ter que interromper a concretagem de uma laje?

Se, por algum motivo, a concretagem tiver que ser interrompida, deve-se planejar o local onde ocorrerá a interrupção da mesma.
O concreto novo possui pouca aderência ao já endurecido. Para que haja uma perfeita aderência entre a superfície já concretada (concreto endurecido) e aquela a ser concretada, cuja ligação chamamos de junta de concretagem, devemos observar alguns procedimentos:
* deve-se remover toda a nata de cimento (parte vitrificada), por jateamento de abrasivo ou por apicoamento,com posterior lavagem, de modo a deixar aparente a brita, para que haja uma melhor aderência com o concreto a ser lançado;
* é recomendável a interposição de uma camada de argamassa com as mesmas características da que compõe o concreto;
* as juntas de concretagem devem garantir a resistência aos esforços que podem agir na superficie da junta;
* deve-se prever a interrupção da concretagem em pontos que facilitem a retomada da concretagem da peça, para que não haja a formação de “nichos” de concretagem, evitando a descontinuidade na vizinhança daquele ponto

A laje já foi concretada, como deve ser regularizada?

Com a superfície da laje limpa, executar a regularização ou o contra-piso com argamassa impermeável na espessura mínima de 2 cm, utilizando 1 parte de cimento, 4 partes de areia e 2kg de VEDACIT para cada saco de cimento (50kg) e sem cal (lembrar que o VEDACIT é sempre misturado na água de amassamento).
Observar caimento mínimo de 1% na direção dos coletores: a cada metro de laje o nível desce 1 cm.
Para melhorar a aderência do contra-piso, deve-se umedecer a laje antes de se lançar a argamassa regularizadora sem deixar água empoçada.
Uma perfeita aderência, entretanto, é obtida utilizando um composto adesivo com 1 parte de cimento e 2 partes de areia média e amolentar com solução de 1 parte de BIANCO para 2 partes de água, até se obter uma consistência de nata.
Aplicar este composto na laje, com vassoura e, em seguida, ainda úmido, lançar a argamassa para regularização.

Como tratar trincas em lajes?

As trincas devem ser abertas, na largura de 0,5cm e profundidade de 1cm.
Em seguida, limpe-as para remover partes soltas e poeira, pinte com NEUTROL.
Após a secagem, preencha a trinca com CARBOLÁSTICO n.º 2 ou n.º 3


0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010