Passo a passo Muro com blocos de concreto (1)

Confira todos os procedimentos para construir um muro com alvenaria de concreto, desde a escavação até o assentamento dos blocos e o arremate


Construir um muro divisório com blocos e concreto é uma tarefa relativamente simples. Porém, essa facilidade não significa que você deve deixar de lado alguns cuidados com a escolha e preparo dos materiais, assim como com o processo de execução.
A estabilidade necessária para garantir vida longa e segurança ao muro depende, antes de tudo, de um bom assentamento. Os blocos devem estar apoiados sobre fundações adequadas. Em terrenos com solo firme, a execução de um baldrame armado com blocos do tipo canaleta pode ser suficiente. Já em solos instáveis, pode ser preciso executar fundações mais profundas.
Embora não precisem assumir função estrutural, os blocos de concreto também requerem atenção com a compra e o recebimento. Descarte peças quebradas, trincadas ou com deformações. Lembre-se também que o concreto utilizado deve ter traços específicos, de acordo com a situação de aplicação.
Antes de levantar os muros de divisa, não se esqueça de consultar a Prefeitura para saber os alinhamentos corretos e se existem exigências a serem atendidas, como, por exemplo, em relação à altura do muro.
FERRAMENTAS
Ferramentas e materiais necessários: carrinho porta-massa, colher de pedreiro, colher meia-cana, escantilhão, nível, prumo, esquadro, enxada ou pá, bisnaga, broxa, palheta, martelo de borracha, trena, torquês, arame de aço recozido.

Passo 1
A construção de muros divisórios com blocos de concreto começa com a escolha e depois com a limpeza e medição do local onde será construído o muro. A região onde será erguido o muro deve estar sem lixo e livre de vegetação. Após esses procedimentos, inicia-se a abertura de uma vala de fundação. Para isso utilize picareta ou enxadão.

Passo 2
A profundidade da vala dependerá da altura do muro. Para muros de até 1 m de altura, por exemplo, a profundidade deve ser de pelo menos 20 cm (veja tabela). Recomenda-se, ainda, que a vala escavada tenha, pelo menos, 30 cm de largura.
A profundidade da vala deve ser proporcional à altura do muro a ser construído. Veja na tabela o quanto será preciso escavar:
Altura do muro (m)
até 1,0
até 1,5
até 2,0
até 2,5
Profundidade do alicerce (cm)
20
30
40
50

Passo 3
O fundo da vala deve ser compactado e receber uma camada de concreto magro de 5 cm. Após secagem dessa primeira camada, serão assentados os blocos tipo canaleta (baldrame), que serão posteriormente preenchidos com concreto.
Passo 4
O traço recomendado para o concreto é: uma lata (18 l) de cimento, duas latas de areia e três latas de pedrisco.

Passo 5
Assente o primeiro bloco sobre a argamassa. Preparar a argamassa de assentamento com uma lata de cimento, meia lata de cal e seis latas de areia.

DICA
Prenda um fio-guia nas duas pontas da vala para ajudar a orientá-lo na hora de assentar os blocos.
Passo 6
Continue assentando os blocos da primeira fiada da fundação. Todos devem ser preenchidos com argamassa, inclusive nas laterais.
DETALHE
Divulgação: ABCP
Para a execução de baldrames, a boa prática recomenda o uso de bloco tipo canaleta.
Passo 7
Com a fiada de marcação pronta, é hora de armá-la. Então, meça os vergalhões e corte-os no tamanho exato da fiada.
Passo 8
Posicione os vergalhões já cortados dentro dos blocos tipo canaleta. Com o auxílio de uma torquês, prenda-os com arame. É importante que a barra vertical esteja no centro da fiada.

5 Comments:

Unknown disse...

não existe neste caso para essas alturas da tabela a necessidade de furar estacas ?? oque eu deveria fazer se foce no caso um muro de 5mt ?

Anônimo disse...

Pensei a mesma coisa da pergunta de cima. O muro ficará sem estabilidade e com o risco de tombar caso atue uma força perpendicular a alguma das faces do muro. Em relação ao baldrame, perfeito, para evitar trincas pela acomodação do terreno

Unknown disse...

tem que estaquear sim, nem que seja pirulito de 1,5 x 15cm

atletaamador disse...

Uma muro com menos de 1 metro, com 3 ou 4 fiadas, precisa de baldrame ? Será colocado mourão a cada 2 metros e alambrado. At. Antony, Mairiporã.

André disse...

A fundação do muro deve ser com aço 10 mm, quatro barras estrivada a cada 15 ou 20 mm, o espaço entre colunas, no máximo a cada 2,40 m livre. Cada coluna deve ter uma broca de pelo menos 0,20 m de diâmetro, com a profundidade igual a sua altura, armada com pelo menos 4 vergalhões estrivados cono a do baldrame. Neste caso, nao tem a necessidade desta armação chegar até o final da broca, podendo deixar 1 metro (no fundo somente com concreto). NUNCA, JAMAIS use ferro treliçado como pilar, ele não suporta ventos laterais. Outra coisa importante são as canaletas a cada 1,20, use dois vergalhões de 10 mm paralelos, e amarrados para união a como nos arranquea, passando entre elas 0,30 cm....NO CONCRETO, NAO USE CAL, ele ataca o aço, somente no traço de acentamento.

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010