Passo a passo Muro com blocos de concreto (3)



Passo 14
Use a colher de pedreiro para posicionar os blocos e raspe a argamassa que sobrar, para ser reaproveitada.

Passo 15
Não se esqueça de verificar o nível e o prumo de cada fiada.
ATENÇÃO
Para os pilaretes, o concreto também deve ter um traço especial. A recomendação é utilizar um saco (50 kg) de cimento para quatro latas (18 l) de areia, seis latas de pedra e uma lata e meia de água (mesmo traço indicado para o baldrame).

Passo 16
Passadas 24 horas da concretagem, é possível finalizar o muro. Mas, atenção: para muros com mais de 2 m de altura, será preciso fazer uma cinta de concreto armado, a meia-altura do muro, em toda a sua extensão, armada com duas barras de ferro de 8 mm de bitola. Como os baldrames, essa cinta pode ser feita com blocos tipo canaleta.

OUTRAS DICAS
» Para garantia de qualidade da obra, utilize blocos de concreto certificados e que atendam às normas técnicas.
» Se não houver terreno firme até 60 cm de profundidade, será necessário apoiar o baldrame sobre brocas (estacas).
» Os muros e divisórias do concreto podem ser revestidos com um simples chapisco de cimento e areia ou com argamassas, cimentado liso ou azulejos.
» Para fazer 1 m² de muro são necessários 13 blocos. Então, um muro de 20 m de comprimento por 2 m de altura (40 m²) vai consumir 520 blocos (40 m² x 13 blocos).
» A fiada inicial (baldrame) precisa ser armada com dois vergalhões de 6 mm de bitola. No entanto, recomenda-se que a especificação da armação siga orientação de um projetista.
» O topo do muro deve ser finalizado com cinta de amarração, também executada com blocos tipo canaleta, concreto e dois ferros de bitola 6 mm ou 9 mm.

aqui o original

0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010