Resistência do concreto endurecido

A resistência do concreto pode ser considerada principalmente como sendo função da:
  1. Resistência da pasta de cimento endurecida
  2. Da resistência do agregado
  3. Da ligação da pasta com agregado
A resistência da pasta de cimento endurecida depende basicamente do seu grau de hidratação e de sua porosidade. A porosidade é quem tem maior influência sobre a resistência e é medida pela relação água/cimento, isto não se utilizando incorporador de ar. Quanto maior for esta relação menor será a sua resistência e quanto menor for o fator a/c maior será a sua resistência. Para concretos de baixas e médias resistências a relação a/c é o principal fator a ser considerado e para concreto de maiores resistências outros fatores devem ser considerados. 

A resistência do agregado quando é equivalente ao do concreto endurecido temos que a única propriedade mecânica que influi no concreto é o módulo de elasticidade do agregado. Tem-se com um aumento do módulo de elasticidade do agregado em mais de 20 Gpa temos um aumento de resistência à compressão do concreto em cerca de   9% e na tração em até 20%.

Na ligação da pasta com agregado temos a dependência de: sua forma, a textura da superfície e da natureza química dos agregado. A forma e a textura determinam a área superficial dos agregados e podemos ter sua influencia na resultante de sua ligação da pasta com o agregado. Mas tendo superfície rugosa em vez de formas arredondadas existe um aumento da resistência mecânica do concreto principalmente no caso de tração a flexão.

Fonte: Parâmetros de dosagem do concreto - ET67 - ABCP



0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010