Pisos Industriais





Apresento abaixo alguns tipos de pisos industriais, métodos de execução e tipos de acabamento.

1. Sistema de Execução de Pisos Industriais

1.1 Piso de Concreto Sarrafeado

- Conferência dos níveis com nível a laser conforme projeto;

- Colocação da lona plástica e montagem de telas e/ armação conforme projeto;



Obs.: Onde houver cantos vivos e quinas como por exemplo em volta de pilares, caixas de passagem e canaletas de piso, deve haver reforço armado, conforme projeto e especificações de projetista. Veja exemplo abaixo:



- Lançamento do concreto no sistema convencional ou bombeável com adição de fibra de polipropileno, visando redução de fissuras que normalmente ocorrem na retração plástica inicial do concreto;
- Sarrafeamento do concreto manual ou regua vibratória, monitorada por nível a laser;

- Acabamento do piso com uso de alisadores simples e duplas;




- Corte das juntas de dilatação e retração.
1.2 Acabamento para pisos de concreto:

- Durante a pega do concreto, o piso receberá acabamento mecanizado com alisadores simples e duplos, para a correção de planicidade e compressão do agregado graúdo do concreto, ficando na parte superior a nata de cimento e agregados miúdos para acabamento final;
- Corte das juntas de dilatação/ retração.

1.2.1 Tipos de acabamento

a. Polido: Inicia-se este processo com a utilização do disco de flotação* que tem por finalidade o argamassamento do concreto aprofundando seus agregados, proporcionando uma argamassa para melhor acabamento. Em seguida inicia-se o polimento intermediário com as acabadoras de superfície simples com lâminas de acabamento. Nas bordas, o acabamento é feito manualmente. Finalmente entra em operação as acabadoras duplas de superfície, responsável pelo polimento final do piso.

b. Camurçado: O processo de acabamento é o mesmo do polido, diferenciando apenas pelo fato que neste método é realizado apenas o processo de flotação e em seguida o polimento intermediário com as acabadoras de superfície simples com lâminas de acabamento para obter um acabamento rústico fino.

c. Vassourado: O processo de acabamento e o mesmo do camurçado, ou seja, neste método é realizado o processo de flotação e em seguida o polimento intermediário com as acabadoras de superfície simples com lâminas de acabamento, e após a pega inicial do concreto, realizamos o processo de riscagem com utilização de "vassourão de piaçava".

Observações: 
- A cura química é usada em todos os tipos de pisos para substituir a cura úmida;
- O endurecedor de superfície é normalmente utilizado somente em piso polido (exceto quando especificado para outro acabamento);
- O tratamento/ fechamento das juntas serradas e de construção, são com uso de P.U. (selante de poliuretano monocomponente).

Fonte: informativo técnico Pisoplano - Pisos Industriais

2 Comments:

Anônimo disse...

Aproveito para divulgar minha empresa a Tecnilaser que tem implantado no Brasil os equipamentos de tecnologia laser usados para execução e controles d e obras. veja noss site www.tecnilaser.com.br e conheça mais sobre nossa empresa e produtos.Fomos premiados na primeira versão do Prêmio Téchne em inovação tecnológica com nosso sistema a laser para automação de máquinas, veja o link com estudo de caso publicado pela AecWeb, no nosso site.

Unknown disse...

Amigo sabe me dizer qual é a marca do bambolê aí da foto acima? desde já agradeço.

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010